quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Guilherme e seu blog

Desenho do Guilherme. Um pinguim no alto dum monte de neve


Essa minha corujice com o meu filho Guilherme me fez citá-lo durante uma reunião da Comissão Estadual de Comunicação do PCdoB. Mas eu diria que a citação foi justificada. A gente tratava justamente das infinitas possibilidades que a internet oferece hoje e quanto ainda podemos aprimorar o trabalho de comunicação não apenas através do Portal Vermelho. Este é nosso instrumento mais avançado, que nos tem permitido ir muito mais além do que a estrutura partidária permite, mas ainda devemos buscar formas de aprimorá-lo e buscar muito mais leitores internautas. Aliás, até isso muda. Devemos reforçar a interatividade e não mais termos os internautas apenas como leitores, mas como colabores efetivos, não apenas com seus comentários, mas também com a produção de conteúdo, seja em forma de texto, vídeo, audio, imagens ou sei lá mais o que.

Mas o Guilherme entrou na prosa por conta do seu blog Truques de Club Penguin onde ele se diverte postando coisas sobre o clube virtual que participa. Mas aquela cabecinha inquieta vai longe com a sua brincadeira. Ele até já me ensinou a utilizar algumas ferramentas e tanto o calendário, como o contador de visitas com as bandeiras deste blog, foi ele que me deu a dica e orientou como adicioná-los.

A última do Guilherme e seu blog foi fazer mais três outros blogs com versões em espanhol, inglês e francês. Pensei que ele usava alguma ferramenta que fizesse a tradução automática, como faz o Blog do Adeodato, que tem tradução imediata para 12 línguas diferentes (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, holandês, japonês, árabe, russo, sueco, chinês e grego), além do português. Só que meu grande amigo Adeodato é uma fera da informática, enquanto o Gui é um garoto de 9 anos, que sai traduzindo cada texto usando dicionários virtuais e postando em cada um dos blogs que ele criou.

Sou fã dos dois. Cada um, com seu conhecimento acumulado e suas possibilidades, vai utilizando essa ferramenta fantástica que é a internet para espalhar pro mundo o que pensam. Lá no contador de visitas do Gui consta a visita de mais de 1500 internautas de 7 países além do Brasil: Estados Unidos, Portugal, Canadá, Peru, Argentina, México e Malásia. Isso num é um barato?

Um comentário:

QuebraCabeça ou EsteLadoParaCima disse...

Puxa, que legal. E eu ando apanhando pra descobrir como colocar o mapa-mundi e o contador no meu blog. Agora já sei, vou pedir consultoria pro Guilherme!