domingo, 14 de fevereiro de 2010

Onde passou a história

Tempos atrás o Gulherme me pediu pra ir com ele visitar os principais lugares históricos de Fortaleza. Com uma lista na mão ele foi me dizendo onde deveríamos ir e falando algo sobre cada lugar da capital por onde a história passou com mais força e deixou marcas até hoje. Um dos lugares é o Forte de N.S. da Assunção, antigo Forte Schoonenborch, atual sede do Comando da 10ª Região Militar do Exército. Ali está a cela onde foi presa Bárbara de Alencar (foto) e fica ao lado de outro lugar visitado que é o Passeio Público, antiga Praça dos Mártires, onde foram fuzilados alguns revolucionarios cearenses que participaram da Confederação do Equador, entre eles Padre Mororó. Em homenagem à Dona Bárbara e aos revolucionários o compositor e cantor cearense Ednardo compôs a bela Passeio Público, cuja letra você pode conferir abaixo.


Passeio Público
Composição: Ednardo

Hoje ao passar pelos lados
Das brancas paredes, paredes do forte
Escuto ganidos, ganidos, ganidos, ganidos
Ganidos de morte
Vindos daquela janela
É Bárbara, tenho certeza
É Bárbara, sei que é ela
Que de dentro da fortaleza
Por seus filhos e irmãos
Joga gemidos, gemidos no ar
Que sonhos tão loucos, tão loucos, tão loucos
Tão loucos foi Bárbara sonhar
Se deixe ficar por instantes
Na sombra desse baobá
Que virão fantasmas errantes
De sonhos eternos falar
Amigo que desces a rua
Não te assustes, não passes distante
Procura entender, entender
Entender o segredo
Desse peito sangrante


Outros locais históricos de Fortaleza são:


Teatro José de Alencar - principal e mais bonito teatro da cidade, este ano completa 100 anos, 10 a menos que o Teatro São João, de Sobral. Além da bela construção, vale a pena visitar o jardim feito pelo Burle Marx.

Praça José de Alencar - onde fica o Teatro José de Alencar e uma estátua do escritor, já foi um terminal de ônibus, hoje abriga muitos camelôs. Na década de 60 foi palco de manifestações estudantis.

Estação Ferroviária João Felipe - estação de trem, é uma bela construção do início do século XX e abrigará a estação central do Metrofor.

Central de Artesanato - já foi a Cadeia Pública até o início dos anos 70, depois foi a EMCETUR, onde tinha um teatro muito legal, hoje tem lojas de artesanato.

Santa Casa de Misericórdia - primeiro hospital de Fortaleza, ano que vem fará 250 anos de sua instalação com o nome de Hospital da Caridade. Num é lugar de visita pra turista, mas muito bonito de se apreciar. Fica ao lado do Passeio Público.

Museu do Ceará - antiga sede da Assembleia Provincial, depois Assembléia Legislativa, além de ser uma construção muito bonita, acolhe o mais interessante museu sobre a nossa história.

Praça dos Leões - uma dos lugares mais agradáveis da cidade, encontra-se meio abandonado, o nome oficial é Praça Gen. Tibúrcio, mas as enormes estátuas felinas deu o mote pro povo rebatizá-la ao seu modo. Rachel de Queiróz tá sempre por lá, sentada num banco.

Academia Cearense de Letras - antigo Palácio da Luz, foi sede do governo estadual até o início dos anos 70, abrigou também a Casa de Cultura Raimundo Cela, um lugar incrível lugar que simplesmente deixou de existir.

Praça do Ferreira - o chamado Coração da Cidade homenageia o Boticário Ferreira e tem ao seu redor o Cine São Luiz, o Hotel Excelcior, a Farmácia Osvaldo Cruz e o antigo Cine Magistic, hoje uma agência da Caixa Econômica Federal.

Catedral - uma construção imponente, é uma espécie de Sagrada Família, de Barcelona, só que foi concluída depois de muito tempo e muitas doações.

Palácio do Bispo - construida por um ricaço, depois foi morada do Bispo e depois Arcebispo, até virar sede da Prefeitura em 1973, que de lá saiu pra dois lugares, mas agora voltou e eu ando com vontade de saber se ficou bonita mesmo.

Cidade da Criança - um belo lugar, que também pode ser chamado de Parque da Liberdade, porém está num estado de abandono que faz pena.

Palácio da Abolição - único lugar situado fora do centro da cidade, é uma construção muito bonita. Foi sede do governo estadual até 1986, depois que Tasso Jereissati resolveu fugir do povo e se esconder no distante Cambeba. Sediou várias secretarias de governo e agora está sendo restaurado para receber novamente o governador.


Colaborou Guilherme Pires Carvalho Arruda, de quem sou o pai.


4 comentários:

Anônimo disse...

A capital cearense tem muitos lugares que nem os moradores conhecem e uma história desconhecida por quase todos.

Esse seu filho pode ser um guia da cidade. Parabéns!

QuebraCabeça ou EsteLadoParaCima disse...

Esse Guilherme sabe mesmo das coisas!!!
Vamos acrescentar nessa lista o Passeio Público e seu imenso Baobá?

Inácio Carvalho disse...

O Passeio já tava citado, Fê, mas sem o necessário destaque. Valeu a dica. Ajustei o texto melhor.

QuebraCabeça ou EsteLadoParaCima disse...

é verdade Inacio, tem a música dedicada a ele... distração minha.