sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Parabéns, Henfil, e obrigado



O Henfil é desses caras que viraram irmãos de todos nós brasileiros, filhos da Dona Maria. Em sua vida não houve ditadura militar nem doença que lhe roubasse capacidade de rir e fazer rir. Com sua alegria fez do traço rebelde um poderoso instrumento em busca da democracia, da liberdade, de uma vida mais justa e melhor. Vivo, teria completado nesse 5 de fevereiro 66 anos, mas como le disse, ficou seu desenho e tudo que ele foi capaz de provocar.

Na década de 80 conheci Ivan, filho do Henfil e da Gilda, irmã da Gilse, que foi presidente do PCdoB no Ceará até 1992. Na época era um garoto, um menino muito legal, inquieto como o pai. Hoje ele cuida do Fradim, do Cumprido, da Graúna, do Bode Orelana, do Zeferino e do Ubaldo, seus irmãos. Esse convívio com a família do Henriquinho, como a Gilse o chamava, me fez sabedor de histórias e uma das mais incríveis é esta:

Após o AI-5, Gilse, então militante da Ação Popular - AP, foi presa pouco tempo depois de trazer ao mundo, junto com seu então marido, Abel Rodrigues, a Juliana. A ditadura não poupou vileza no tratamento dado a Gilse e mais outras moças de Minas para delas arrancar depoimentos que permitissem destruir a resistência ao regime militar. Numa das sessões de tortura os algozes anunciaram que, se aquela brava jovem não entregasse seus companheiros, sua filha seria afogada numa banheira com água gelada.

Lembro dos olhos marejados da Gilse ao contar isso, porque certamente doía-lhe ter que optar entre a vida da filha e a de outros tantos bravos. Ela resolveu apostar que os meganhas blefavam pois havia deixado sua menina aos cuidados da irmã e do cunhado. Mas como ter certeza disso? O genial cartunista resolveu a parada. Como já trabalhava fazendo tirinhas num jornal mineiro, Henfil deu um jeito de botar num desenho uma menininha brincando. Assim passou a mensagem pra cunhada que enfrentou com mais bravura ainda, mas não menos sofrimento e dor, seus torturadores.

Henfil era assim e sua obra continua viva entre todos nós, eternos admiradores.



Encontrei esse vídeo no Blog do Luis Nassif que o postou da seguinte forma:

Homenagens a Henfil

Por Fernando Curi

Nassif:

Se na Terra ainda estivesse, Henfil comemoraria, hoje, 66 anos e certamente perturbando mais do que fazia antes pois, afinal de contas, quem já era bom com o tempo melhora.

Um comentário:

Rijarda Aristoteles disse...

Eita Inacio que memórias boas voce me traz!!! Gilse, Henfil, Betinho... Estava, provavelmente, com vc quando Gilse - lider e referência de nossa turma de UFC - nos contou sobre seus momentos de suplício. Até hoje as suas palavras (de Gilse) me tomam a lembrança e me fazem perceber que as nossas escolhas sempre serão motores que impulsionam - ou retroagem - as nossas vidas. E essas pessoas maravilhosas que vc citou em seu Blog são como faróis de milha vêem - ou viram - longe iluminando pessoas e mais pessoas a perseguirem seus sonhos e justificativas de existência. Aliás, a Historia Brasileira é tão instigativa, poética e repleta de herois (pessoas simples que acertam na mão da benevolencia e da entrega às boas causas) que dá gosto ser brasileiro e gostar da Vida.

Parabéns pelo Blog e pelo filhao.
Rijarda