domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ginástica Rítmica: atletas brasileiras, talento cearense

Meninas da periferia botam os pés no clube da elite fortalezense
O Náutico Atlético Cearense é um desses clubes sociais em que uma parcela pequena da população das cidades frequenta para encontrar amigos, praticar esportes, fazer uma refeição eventual, ir a festas e outros deleites. Dos muitos que existem, ou existiram em Fortaleza, o Náutico é um os poucos que mantêm uma certa atividade, mas teve que se reciclar um pouco, abrir mais suas portas para um público mais amplo. Era um lugar da chamada "classe média alta", que passou a receber gente "mais de baixo", até por uma questão de sobrevivência.

Mas eu não sabia que o clube abrigava um projeto tão legal como o Mão Amiga, que forma e treina garotas na ginástica ritmica, um esporte que eu nem sabia direito que havia praticantes no Ceará. Pois a professora Ester Vieira, que já foi treinadora da Seleção Brasileira Infantil, se estabeleceu por aqui e se dedica a aprimorar o talento magnífico de garotas como a Vanessa Tavares e a Tárcila Barboza, que eu vi se apresentarem junto com outras integrantes do grupo que treina no Náutico durante uma espécie de ensaio.

Fiquei encantado com a apresentação e com a dedicação das meninas. Conversei com Tárcila e Vanessa, que devem ter entre 10  e 12 nos. As duas moram em bairros populares de Fortaleza, mas no final de semana se mudam pra casa da professora para se dedicarem mais à ginástica. Ambas já receberam propostas de bons salários para treinarem em clubes do sul do país, mas preferiram ficar aqui e fortalecerem o esporte no Ceará, além de curtirem um pouco mais o chamego de suas famílias.

A partir do Ceará, Vanessa e Tárcila, juntos com outras amigas, fozeram bonito no XVI Torneio Nacional de Ginástica Rítmica em Brasília, garantiram vaga no campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica de 2011 e passaram a compor o seleto grupo de apenas com doze meninas que compõem o time das melhores atletas da ginástica rítmica do Brasil.

Não contive minha emoção ao ver e conversar com essas lindas e talentosas pirralhinhas, que ficaram inquetas, espichando as pernas e braços alongados, abrindo aquele sorrizão, quando pedi pra fotografá-las. Veja você mesmo a Vanessa e a Tárcila, nossas campeãs que vão brilhar nas Olímpíadas de 2016, ou quem sabe já em 2012.
Vanessa e Tárcila, talento alongado

Não há limites pra essas meninas

A doçura de Tárcila

O arrojo de Vanessa

5 comentários:

Eliana disse...

E por conta desssas duas preciosidades, Fortaleza receberá o XVI Torneio Nacional de GR de 19 a 22/05/2011, no Ginásio Paulo Sarasate; que reunirá ginastas de quase todos os estados do BRasil.
Eliana Valera
(Comissão Organizadora do XVI Torneio NAcional de GR)

use oculos e veja tudo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dandara Medina disse...

Faço Ginastica com elas duas, e AMOO fazer .

Mariana barros disse...

amoo muito a ginastica , e elas duas tbm elas nos da muita força né dandara medina ? haha

Mariana barros disse...

amoo muito a ginastica , e elas duas tbm elas nos da muita força né dandara medina ? haha