quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Brasil e os cavaleiros da justiça

Breivik mirou no progresso social
Muita gente, com toda razão, ficou chocada com o atentado praticado por aquele rapaz branco, loiro,cristão fundamentalista declarado e direitista militante, que até já havia gerado suspeitas na polícia norueguesa. Não foi levado a sério porque a Noruega é tida como uma terra pacífica. O garotão comprou toneladas de produtos químicos e, mesmo com uma sabida militância fascista, ninguém desconfiou de suas más intensões. Mesma confiança talvez não tivessem se fosse um migrante, especialmente árabe, muçulmano ou um negro africano. Não custa lembrar que no dia do atentado a culpa caiu em cima da turma do finado Osama.

Pois bem, o "lorão" fez o distroço, agora resolveram investigar mais sua vida e já viram que boa intensão ele nunca teve. Aliás, no manifesto de 1500 páginas, batizada de "Declaração Européia de Independência" e que certamente não tem apenas um autor, nem foi feito duma hora pra outra e já tava na internet, ele fala que se preparava desde 2009, mas ninguém desconfiava. Vão já descobrir que ele não agiu sozinho e sim ao lado de outros "cavaleiros da justiça", já sabem que ele tinha ligações com outras organizações direitistas, neonazistas e fascistas europeias e é bem capaz de acharem alguma articulação paramilitar latente em vários países, inclusive com a complacência, a até a simpatia, de alguns governantes fascistóides, como o Sarkozy, que já espancava imigrantes quando era Ministro do Interior da França.


Essa situação lá na Europa ainda pode se agravar muito mais e a gente precisa ficar ligado porque o clima vai esquentar com a incapacidade dos governos solucionarem a crise capitalista. Grécia, Espanha, Portugal, Islândia já estão no sufoco e agora a Itália vai no mesmo rumo. Não sei se as forças progressitas estão em condições de conduzir a luta popular, mas morro de medo da saída ser pela direita, o que vai tornar a vida ainda mais calamitosa, parecida com um certo período ocorrido há uns 70 anos, que acabou desembocando na Segunda Guerra Mundial.

Ideias fascistas circulam por aqui
Agora, o que você acha dum tipo de gente que, aqui no Brasil, não se encabula pregar a morte de nordestinos; de usar os meios de comunicação pra defender a exclusão social e econômica; de espancar, morder e até assassinar homossexuais? E o que você diz dum pessoal que escravisa trabalhadores e ainda fuzila fiscais do trabalho que tentam impedir essa desumanidade? E o que pensar de quem reclama do governo que "estimulou a malandragem" através dos "programas sociais paternalistas", que está cansado de procurar, e não encontrar, quem queira ser empregada doméstica, porque agora só quer trabalhar de carteira assinada? E vai dizer que você nunca encontrou gente reclamando que agora os aeroportos parecem rodoviárias com tanta "gente diferenciada", igual aquela que quer desembarcar no Metrô de Higienópolis?


Pois é turma. Ainda temos tempo e jeito pra impedir que cresça no Brasil uma "resistência saudável" à miscigenação brasileira que, nas palavras do terrorista norueguês, é responsável pelos "altos níveis de corrupção, falta de produtividade e em um conflito eterno entre várias culturas". Não quero anunciar tempo ruim, mas não posso deixar de dizer que me preocupa muito que a maioria da imprensa  brasileira está mais preocupada em discutir se o criminoso europeu vai pegar apenas 21 anos de cadeia, curtidos em celas com tv de plasma, cama confortável e academia de ginástica, do que as razões verdadeiras daquela barbárie. Não faz muito tempo a Folha de São Paulo apelidou a regime militar de "ditabranda", saudada em 1964 como salvação da pátria contra os comunistas ( os mesmos que também são criticados pelo bandido norueguês) e abençoada por uma tal "marcha da família, com deus pela liberdade".

O povo tem que se ligar pra impulsionar as mudanças
Por aqui também se fala que o Brasil é um país pacífico, não tem guerras e até a natureza nos livrou de terremotos. Pois eu acho bom ficar com os sismógrafos políticos e sociais ligados. A verborreia moralista grassa por todo canto, as tentativas de impedir o sucesso do governo federal e de governos estaduais são descaradas e não faltam ataques aos movimento sociais, força estratégica para impulsionar as transformações que o Brasil carece. O quadro pode parecer tranquilo, mas vale lembrar o velho ditado do "seguro que morreu velho"



Tranquilidade


Um turista registrou o centro de Oslo logo após as explosões terroristas da semana passada. Confesso que me chamou atenção a tranquilidade da população, talvez até devido a certa incredulidade, ou mesmo incompreensão sobre o que havia acontecido. O fato é que havia acontecido algo muito grave, inclusive no mesmo edifício onde funciona o gabinete do Primeiro Ministro, e o mais aterrador ainda aconteceria duas horas depois com o fuzilamento de dezenas de jovens militantes do partido de centro esquerda (espécie de PT brasileiro) que governa o país.

Postagem atualizada às 9:50, do dia 27/07

Nenhum comentário: