segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O PCdoB e a luta dos professores

Aqui é um espaço pessoal, em que expresso minha opinião sobre diversos assuntos e também a de outras pessoas com as quais concordo. Hoje achei por bem publicar a nota do PCdoB cearense sobre a greve dos professores cearenses. Acho que nestas poucas linhas meus camaradas mostram que a luta presente tem conexão com o passado e o futuro. A mobilização dos professores faz parte duma trajetória histórica do Brasil, que não começou há poucos anos, como desejam alguns, e não se finda daqui a pouco, como imaginam outros. "Se muito vale o já feito, mais vale o que será", diz Milton Nascimento.



Greve dos professores: a negociação é o caminho

O atual ciclo de mudanças que vive o Brasil é resultado da trajetória de nosso povo para construir um país democrático, soberano, livre, desenvolvido e socialmente justo. Tal objetivo somente será atingido com a mobilização de amplos setores nacionais e com a luta dos trabalhadores e do povo. O entrelaçamento das lutas específicas dos diversos segmentos sociais com a defesa de bandeiras políticas nacionais impulsionará os avanços que o Brasil e o Ceará têm vivido nos últimos anos.


Neste contexto é que se dá a atual mobilização dos professores da rede pública estadual, em greve há quase dois meses. O PCdoB/CE, por meio de seus parlamentares, tem intermediado, desde o início, as negociações para que sejam atendidas as reivindicações da categoria, dentro das condições possíveis para o governo estadual. Nesse sentido desaprova os atos de violência ocorridos recentemente na Assembleia Legislativa. Os comunistas consideram que o caminho efetivo para a solução do atual impasse passa pela persistente negociação, com serenidade e transigência, buscando o entendimento capaz de elaborar uma proposta comum entre professores e governo estadual, possibilitando a retomada das aulas e evitando mais prejuízos a milhares de estudantes.


Os comunistas consideram que a luta por melhorias efetivas na educação passa pela implementação plena da Lei do Piso Nacional do Magistério e mais ainda, com a realização de uma profunda reforma da educação e a ampliação dos investimentos públicos na área. Isto posto, deve ser amplamente apoiada a proposta da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) para que 10% do PIB sejam destinados para educação. Assim, união, estados e municípios terão melhores de condições pagar o salário justo a que têm direito os professores, bem como melhorar suas condições de trabalho e assegurar uma educação a altura das necessidades do país.


Fortaleza, 1º de outubro de 2011.


Secretariado Estadual do PCdoB/CE

Nenhum comentário: