terça-feira, 2 de setembro de 2008

Tem raposa gringa na Serra do Sol

Dias atrás postei um editorial do Vermelho a respeito da discussão no STF sobre a reserva Raposa Serra do Sol. Acho um tema muito interessante e merecedor de muita reflexão. Vez por outra leio algo sobre o assunto, como esse texto no site Overmundo que vai na linha da polêmica. Tem muita coisa interesante dita nele. O que você acha?


Incrível notar como a boa-fé devotada ao “Bom Selvagem” e aos nossos matos tropicais serve à perpetuação de uma mentalidade colonial e escravocrata, travestida de bom-mocismo. Claro, ruralistas devem ser punidos, porque quem sai por aí matando 21 índios deve pagar por isso; é ponto pacífico. Mas, se o chamado primeiro mundo está assistindo com tamanha atenção ao desenrolar do conflito na reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, deveríamos estar de olhos igualmente abertos para os reais interesses dessas ONGs fajutas criadas por estrangeiros em nome da solidariedade.


Por que será que a maior parte da mídia está mostrando o episódio como uma mera luta pelas terras, restrita a rizicultores versus índios? Só mesmo sendo muito ingênuo para acreditar nessa balela, coadunada com outra grande balela, extremamente explorada pela mídia, chamada sustentabilidade, e que, na maioria dos casos, não passa de um negócio superlucrativo pintado de verde (para as empresas jornalísticas, inclusive. Toda grande empresa de mídia tem um projetinho verde na manga).




Nenhum comentário: