sexta-feira, 22 de maio de 2009

Desorientados

Uma das lutas mais importantes dos estudantes brasileiros, e eu diria até dos movimentos sociais, é a pela ampliação das vagas nas universidades públicas. É uma luta histórica e já houve até casas em que estudantes passaram no vestibular mas suas vagas não estavam garantidas, o que provocou uma mobilização para assegurar a matrícula dos aprovados. Essa mobilização fiocu conehcida como a Luta dos Excedentes.

Apesar disso tem gente que não sabe a importância dessa luta. Hoje pela manhã um grupo de estudantes do PSTU e do PSOL ocupou a Reitoria da UFC para impedir uma reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CEPE e protestar contra o REUNI, que prevê a ampliação das vagas nas universidades públicas, inclusive a contratação de mais professores e servidores. Pelo que andei sabendo a UFC vai abrir umas mil vagas. Segundo o que foi divulgado, trata-se de uma orientação nacional desses partidos.

Ainda bem que o CEPE num tem a mesma orientação e aprovou sete novos cursos: Artes Cênicas e Engenharia de Materiais, para o Cariri; Engenharia de Software para Quixadá; Comunicação Social - Jornalismo, para Juazeiro do Norte; Finanças, para Sobral; Design do Produto, para o Cariri; e Rede de Computadores para Quixadá. Deverá aprovar ainda mais nove curso ainda neste semestre.


Nenhum comentário: