quinta-feira, 25 de junho de 2009

A conta tá alta

A Câmara dos Deputados tem 513 integrantes e desses 293 assinaram um pedido de CPI pra investigar a atuação da Agencia Nacional de Energia Elétrica - ANEEL na autorização dos aumentos de tarifa de energia. Tudo ia bem no sentido de instalar a comissão de investigação parlamentar até que ontem sete partidos - PSDB, DEM, PPS, PTB, PR, PMDB e PT (que papelão hein petistas?) - resolveram " fazer um acordo" e se retirar da CPI porque "não há um fato determinado a ser apurado" , segundo o líder do PT, Cândido Vacarezza. Cumequié? Esse cara deveria pelo menos ser sincero e dizer que o partido dele e os que o acompanham não estão a fim de investigar as traquinagens da agência reguladora junto com as concessionárias e que acabam fazendo subir a conta de energia. O deputado ainda tem a cara de pau de flar candidamente que retirar os deputados da CPI é "um fato político grande e inusitado". Parece que ele, assim como o outro deputado lá, também tá se lixando pra opinião pública.

O deputado Chico Lopes, que num é de esconder o que pensa e pensa no que vive o povo, foi logo dizendo: "Agindo dessa forma, esses partidos dão um enorme passo para trás na luta pela defesa do consumidor, penalizado com os sucessivos aumentos na tarifa de energia. É consensual a necessidade de investigar a cobrança dessa tarifas, por empresas que têm monopólio em cada estado, deixando o consumidor refém". O Chico também pensa que o parlamento deve cuidar de sua imagem e isso deve ser feito através do rabalho em favor do povo. Por isso ele disse também: "Se a CPI não for à frente, isso poderá ajudar a jogar mais lenha na fogueira dos que tentam colocar a opinião pública brasileira contra o Congresso Nacional. Como explicar à população a omissão dos deputados em fiscalizar um setor que mexe com o dia-a-dia dos brasileiros, do trabalhador até os industriais?"

Pois é, esse episódio me parece um pouco educativo. Primeiro pra gente saber quem ainda manda no pedaço. O poder econômico, representado neste caso pelas concessionárias de energia elétrica, pressionaram e impediram a investigação. E a gente pode ficar desconfiar que pelos partidos que acompanharam o PT nesse abafa, o acordão envolve outros assuntos em pauta no Congresso, talvez até na mesma área energética. Penso assim, e como pensar não paga imposto, tá pensando. Vale também um alerta pro movimento social e pra própria sociedade. Mesmo num governo democrático e popular como o do Lula, se num houver pressão social a coisa num avança prá valer.

Recado final: Disse aqui outro dia que o deputado Lula Morais tinha realizado um grande feito ao instalar na Assembléia Legislativa do Ceará a CPI da Coelce, com o mesmo objetivo da comissão natimorta. Pois ele que se cuide porque a comissão cearense pode ser apagada a qualquer hora.

Nenhum comentário: