sábado, 6 de junho de 2009

O Acquario e a luta do povo



No finalzinho da tarde de ontem participei de uma audiência pública promovida pela vereadora Eliana Gomes que juntou representantes da comunidade do Poço da Draga, do Governo do Estado, da Prefeitura de Fortaleza, do IAB e mais alguns interessados pra discutir o Projeto Acquario, em especial sua relação coma comunidade vizinha. Eu nunca tinha visto como seria o projeto e digo logo que fiquei maravilhado. Serei um dos que visitarão muito aquele lugar, obviamente que terei quase sempre a companhia do meu pequeno pesquisador, o Guilherme.

Mas outra coisa também me impressionou naquela audiência. O debate em si e fiz questão de registrar isso na minha intervenção. Lembrei que ao chegar a Fortaleza em 1980 ainda repercutia na cidade a luta dos moradores da Favela Zé Bastos e da Favela das Placas, banidas de suas áreas e deslocadas para uma região distante sem infraestrutura, para que fossem feitas obras públicas no lugar onde moravam famílias. Ontem o debate foi outro. Fiquei comovido com a sinceridade, a determinação e a bravura da Dona Rocilda, líder comunitária, que bateu na mesa e disse que o povo é cheio de "vizinhos ricos" e apesar de tantas obras em torno da favela "nunca ninguém botou um cano pra tirar os dejetos fecais do meio da rua". É uma merda mesmo isso, né não?

O povo todo que tava ali apóia a obra, mas quer saber dos benefícios que terá. E tem razão. A obra é uam coisa linda mesmo e você pode ver uam simulação nesse vídeo aí, mas num pode esquecer quem tem um povo ali do lado que quer também um pouco de atenção. Falei pra Dona Rocilda: "Aproveite, mulher, porque a hora de ganhar umas coisas pro seu povo é agora. Mobilize a comunidade. Vamos ganhar o oceanário e também uma vida melhor pra vizinhança e pra cidade".

A vida é assim. A cidade é de todos, mas o povo tem sempre que lutar pra ser cidadão.

Um comentário:

Evaldo Lima disse...

É isso aí, Inácio.

Parabéns pela matéria, pela intervenção correta da importância da luta e organização do nosso povo.

Abraço