terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sertão de olho no Banco Central

No último ano em que estudei em Sobral, 1979, quando fiz o então 1º científico, se integraram à nossa turma do Colégio Sobralense - a maioria eu conhecia desde o 3º ano primário - alguns novos colegas, entres eles três cabras nascidos no distrito de Lisieux, em Santa Quitéria, que fica a pouco mais de 100km da minha metrópole e de onde veio metado do sangue da família Cela Pinto, um povo que quero bem como irmãos.

Como se não bastasse serem meus colegas de sala, ainda eram meus vizinhos, assim de frente mesmo. Moravam na casa exatemente em frente à nossa, bastava atravessar a rua, mudar de calçada. E como se não bastassem ser meus colegas e vizinhos, os cabra eram gente boa demais, gente simples, gente do sertão, o que fazia de todos eles pessoas queridas por qualquer um ser humano.

Estudamos juntos por aquele 1979 já distante, mas depois nos encontramos algumas vezes nessa vida cheia de muitos desencontros.

Pois no último dia 15 fiquei sabendo que um deles vai ser o novo Diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, em substituição à diretora que saiu, alegando razões pessoais, mas que todo mundo sabe que ela não embarcava muito na piração de juros altos do Henrique Meireles.

O Carlos Hamilton vai assumir a diretoria e eu já fico preocupado com as notícias que fico sabendo dele. No Diário do Nordeste li que sua posse "sinaliza uma tendência mais conservadora no Copom neste ano, marcado pela eleição presidencial e por grande expectativa de alta dos juros a partir do segundo semestre". Fiquei triste por essa sinalização do meu amigo véi. Fico pensando que ele deve fazer tempo que não anda pelo Lisieux, distrito muito cotado pra ser emancipado e virar cidade, mas que pode enfrentar muitas dificuldades com essa promoção se prevalecerem as teses que orientam seu filho ilustre.

Essa turma nem pensa que na terrinha do Carlos Hamilton, de seu irmão Zé Milton e do primo Ranieri, o povo gosta demais do Lula é justamente porque ele deu um sopro de vida pro interiorzão do Brasil. Se num fosse a pouco ousada, mas valiosa, atenção para políticas de inclusão social e distribuição de renda, talvez aquele pedaço de Santa Quitéria num tivesse nem população suficiente para se emancipar porque o povo tinha saído atrás de vida melhor.

No Lisieux e na maioria do sertão nordestino, assim como nas pequenas localidades desse país, e mesmo nas periferias das grandes cidades, foi uma orientação política voltada para o desenvolvimento que ajudou a movimentar algo além da poeira e das folhas secas sacudidas pelos "ridimuins". A estúpida elevação dos juros se contrapõe a isso, que ainda é muito pouco e sem muita consistência, por essa razão juros altos podem funcionar como um furacão e destruir o que já se ganhou.

Num sei se terei uma chance de encontrar o Carlos Hamilton nesses tempos em que ele ascende à posição tão destacada, mas se ele andar por aqui quero que fique sabendo que o povo dele lá no sertão foi ficar muito arretado se ele ajudar a botar dificuldades pro Brasil se livrar dos males que nos causou a turma do FHC. Num sei se os moradores daquele lugar sabem muito bem o que é e o que causam os juros altos, mas se a vida piorar e eles desconfierem que o conterrâneo deles tem culpa no cartório, acho que o couro vai comer. Olhe, olhe, seu cabra. O "rei" pode estalar no seu pé de ouvido, se cuide!

4 comentários:

Anônimo disse...

MEU AMIGO ESSE PESSOAL DO BANCO CENTRAL NÃO TEM SENSIBILIDADE COM NADA. VOCÊ ESTÁ SENDO ATÉ INGÊNUO PORQUE ESSE SEU AMIGO JÁ PARTICIPA DA ARMAÇÃO CONTRA O BRASIL E A CIDADE DELE TALVEZ NUNCA VENHA A SABER.

Anônimo disse...

Acho que a turma do FHC, foi a mola mestra para que o Lula chegasse onde está chegando, usufruindo do preparo do terreno para a colheta dos frutos bons e ruins. Veja só, Lula tem o maior índice de corrupção e o maior valor % de propina por obra feita, só que ele tem um detalhe, ele conseguiu fazer calar todos da oposição, desde os Sindicalistas pagando todos com dinheiro repassados para ONGs a outros políticos que aceitaram ficar calados por conta de recebimentos de obras, etc, etc. Lula não é milagroso coisa alguma, ele já pegou o terreno pronto. Não a favor de político algum, só quero ver este país tenha pessoas com melhores qualidade de vida, escola, hospitais, etc, etc. Todos políticos que entraram com melhores das idéias foram corrompidos e mudaram de idéia. Basta ver que o filho do Lula que trabalhava em um zoológico e foi o empresário mais bem bem pago de sucesso. E aí vai.

Anônimo disse...

Dei valor, Inácio véi!
Enquanto os outros blogs se preocupam em bajular e perguntar (em off) em que que o novo Diretor poderá ajudá-los; se poderá descolar uma publicidadizinha de um banco para o seu blog; se divulgando a loja de sua irmã, poderá vir algo em troca; vc mantém sua coerência e critica essa política efeagaceana de juros.

Inácio Carvalho disse...

Caros Anônimos, tudo bem?

Pra começar quero agradecer a visita a este espaço de prosa. Gosto muito de receber uns comentários, inclusive com alguns puxões de orelha.

Negócio seguinte:

Eu quero dizer que nunca fui muito de misturar coisas pessoais com política. Nunca desfiz amizades por conta de divergências políticas. Do mesmo jeito num sou de concordar só porque sou amigo de alguém. Não se trata de ser ingênuo, caro Anônimo1. Eu só queria ligar a vida do povo simples ao grande debate sobre economia.

Quanto às opiniões do Anônimo2 eu quero aqui reproduzir uam história que escutei do prefeito de Crateús, Carlos Felipe. Numa comunidade uma pessoa afirmou algo como você afirma. Disse ele que qum inventou o bolsa família foi o FHC e, na lata, um cabra soltou: "Pois se foi ele que inventou, quem trouxe aqui pra nós foi o Lula". Assim se poderia dizer pra varios outros caso semelhantes. Mas eu nem concordo com isso não. Acho que Lula e FHC não têm nada a ver um com o outro. Prova disso é os tucanos ão toparem fazer na eleição um debate comparando as duas experiências. Por que seria hein?

Já ao Anônimo3 agradeço e concordo. Quem me conhece sabe do estilo franco e também que não uso nehuma proximidade com ninguém pra tirar proveito próprio. E olhe que tenho muita proximidade.

Aos três peço que saiam do anonimato. Seria mais legal, né?

abraços