segunda-feira, 21 de junho de 2010

Deus é brasileiro, agora eu sei

Há muito se fala que deus é brasileiro e cada um tem sua justificativa pra tal crença. Eu, que num boto muita fé no divino, acho que, pelo menos no mundo da copa de futebol foi possível comprovar isso. O fato aconteceu no jogo Brasil x Costa do Marfim, mais precisamente no segundo gol do Luis Fabiano. E já explico o motivo dessa minha conversão, mas vou ter que contar com a ajuda de uns vídeos e também terei de falar de acontecimentos passados em outra copa de futebol, a do México, em 1986.

Naquele tempo, quando o time do Brasil era apenas uma sombra envelhecida da nata futebolística que encantou o mundo na Copa da Espanha, mas que desabou frente à Itália (acho que ali o divino se aliou com os amigos da turma papal), o campeonato mundial de seleções de futebol foi vencido pelos argentinos, sob o comando dum cabra canhoto de vinte e poucos anos chamado Diego Armando Maradona. Antes de chegar à final, los hermanos descontaram parte da raiva que têm até hoje dos ingleses metendo dois gols no time da rainha. Tais gols foram marcados justamente por aquele que hoje comanda a seleção argentina. Um deles Maradona fez só, sozinho mesmo, desde a hora que pegou a bola no meio campo e foi deixá-la embolada na rede, depois de traçar quase todos britânicos. Já o outro, como ele mesmo disse, contou com a ajuda de deus, mais precisamente da mão de deus, como você pode ver no vídeo abaixo.



Pois é, depois desse jogo a Argentina pegou a Alemanha na final e ganhou seu segundo título em copa do mundo de futebol, apenas oito anos depois de ter ganho o primeiro. (Tive certa dúvida sobre que verbo usar para definir a ação que aconteceu na Argentina em 1978 já que assisti pela TV aquele campeonato, que ajudou a manter os milicos oprimindo o povo argentino por mais alguns anos. Usei ganhar, porque não poderia usar conquistar, já que ali houve algo que desvalorizou a premiação, particularmente no jogo Argentina x Peru. Mas aí é outra história, que aliás está sendo contada de verdade por um jornalista argentino que resolveu remexer naquela história mal contada). Bom, voltando então aos tempos mais pra cá, desde aquela ajudinha divina a Argentina nunca mais ganhou Copa do Mundo, mesmo tendo disputado a final de 90 contra a mesma Alemanha, que devolveu a derrota de quatro anos passados.

Nesta copa africana a Argentina chega de novo como favorita e dessa vez é mesmo forte a possibilidade deles acabarem o jejum de 24 anos. Além deles, a Holanda parece que pode ganhar sua primeira copa mundial de futebol. Mas hoje o Brasil se apresentou com jeitão de campeão e, se isso acontecer, vai ficar com três vezes mais títulos que os argentinos. Vamos ter mais um motivo pra tirar muito zarro deles. E mais, deus veio pro lado de cá. Duvida? Pois veja esse vídeo abaixo e me diga se não tenho razão. Me diga se o gol do Luis Fabiano não é muito, mas muito mesmo, mais bonito do que o do Maradona. No gol argentino, deus ajudou só com uma mão, no brasileiro foi com duas. Naquele tempo o juiz nem viu o gesto divino, desta vez o juiz não só viu, como fez questão de dizer pro goleador. E por que será que ele não anulou o gol? Eu acho que ele só pode ser um homem de muita fé, temente a deus, a quem jamais iria se contrapor. E mais, anular uma pintura daquela só por que a bola bateu também na mão, e não apenas no pé do jogador, como é o mais comum, seria o mesmo que destruir uma bela obra de arte por conta de um pequeno arranhão, incapaz de comprometer sua beleza. Tá duvidando do que eu afirmei, pois dê uma espiadinha nesse vídeo abaixo e tente mudar minha opinião, se for capaz.




Como disse um amigo meu, no ritmo que as coisas podem seguir nesta copa, com o Brasil ganhando jeito pra arrastar o hexa e as seleções africanas sem corresponderem no futebol, nas próximas fases, ao invés de se escutar "bafana, bafana", além da zoeira das vuvuzelas, o som que virá da torcida vai ser de que a seleção brasileira estará "abafando, abafando".

Nenhum comentário: