domingo, 20 de junho de 2010

Você conhece a Costa do Marfim?

Você acha que o Drogba é o cara mais famoso de Costa do Marfim? Ou pelo menos se ele é o "marfinense" mais famoso sozinho? Você gosta da música da Costa do Marfim? Conhece a música de lá? E acha que o chocolate que comemos aqui tem algo a ver com a Costa do Marfim?

A Eliana Ada, criatura gente fina demais, que gosta de gatos e de escrever umas coisas suas num blog, andou juntando um monte de informações sobre aquele país que perdeu pro Brasil na Copa da África. Acho que vale a pena você ler, afinal aquela "zanga" que a gente ficou dos caras porque eles trataram com dureza os meninos do Dunga, provocaram a merecida expulsão do Kaká e ainda meteram um golzinho no final da partida, já deve ter passado e nunca devemos esquecer que a copa é também uma oportunidade pra gente saber mais sobre outras gentes que vivem nessa parte do universo, ainda mais sendo gente africana, tão mal tratada pelos que lemos, vemos e escutamos por aí.

Veja um pouco do que diz a Eliana e leia o resto indo lá no blog.

Costa do Marfim: que merda foi a colonização

Procuro conhecer a Costa do Marfim. Malogro. Não há uma só palavra confiável na internet. Vejo menções sobre rebeldia e apartheid, mas nenhum link me leva aos fatos. Chocante não conseguir ver e ouvir o povo da Costa do Marfim. Apenas o que os colonizadores franceses e a mídia conivente escrevem sobre.


A Costa do Marfim é um país africano que foi colonizado pela França e na “Partilha da África”, onde alguns países europeus ficaram com partes da África, não consideraram a cultura existente no continente. Óbvio! É esta parte que gostaria de descobrir. Mas há devastação da colonização. E depois do capital. Ah! O capital! E não consigo encontrar a cultura das diversas tribos, e nem noticias sobre seus conflitos étnicos.

Costa do Marfim, dita em francês fica Côte d'Ivoire. Vergonhosamente até o nome do país muda e a sua pronúncia é exclusiva do colonizador francês e precisa fazer o “biquinho” para falar. O idioma oficial é o francês: 76% da população fala predominantemente a lingua francesa e apenas 4% da população é de origem não africana. Depois falam o diula e o baulê, vai "sabê".

Mas o nome Costa do Marfim é uma referência ao grande número de elefantes que existia na região. A caça de elefantes e o comércio de suas presas se intensificou a partir do século 15. Hoje, eles podem ser vistos no Parque Nacional Comoé, patrimônio natural da humanidade. Que triste fim.

Leia mais ... e aproveite pra ver o vídeo abaixo dum marfinense também famoso.


Nenhum comentário: