quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sertanejo é forte

Cê me perdôe se eu for aqui meio piegas, se exagerar um pouco nas lamúrias, mas eu ando um pouco incomodado com uma certa discriminação com o Nordeste em função das enchentes que provicaram uma enorme tragédia aqui na região. Tem pra mais de um milhão de pessoas afetadas. Aqui no Ceará duas cidades - Granja e Morada Nova - chegaram a ficar completamente alagadas. Dá pra imaginar você num ter um só lugar sem que não haja água empoçada? Um dia desses eu conversei com o Prefeito George Valentim, de Maranguape, e ele me disse que em apenas um dia de abril, um domingo, choveu o dobro do que chove normalmente no mês de janeiro, ou seja, 110 mm. Cê imagina uma Lâmina dágua de 11 cm na cidade inteira? O fato é que tem coisa ruim de todo jeito: gente desabrigada, gente que perdeu todos os bens materiais que tinha e o pior, perdeu os bem querer de gente: mãe que perdeu filho, filho que ficou sem pai nem mãe, amigos se foram nas águas ou nos desabamentos. Coisa triste, meu povo. O pior é que a situação vai piorar. A infraestrutura dos estados nordestinos, principalmente as estradas, tá destruida. Tem mais, se falta água, a lavoura vai mal, se chove demais lá se foi tudo simbora. Ou seja, depois da chuva, vai vir mais fome, mais dor, mais sofrimento.

E porque eu acho que há discriminação? Porque eu vi nossos irmãos e irmãs brasileiros de Santa Catarina passarem por uma tragédia enorme. Nem preciso dizer que partiu minha alma ver aquilo tudo, assim como me encheu de orgulho uma enorme solidariedade que partiu do Brasil inteiro, inclusive dos nordestinos. Vi alguma solidariedade dessa vez, mas nem comparo, que é pra num ficar mais contrariado ainda.

Aqui, mesmo os que nascem e vivem nas cidades, são sertanejos, e essa gente é antes de tudo forte. Ninguém vai se acabar por causa do que tá acontecendo, ou do que não tá acontecendo. Aqui tem um povo bom, destemido, que elegeu o primeiro operário para presidente. Por aqui a história também acontece e vamos continuar escrevendo a nossa, de brasileiros, nordestinos, que ajudaram a construir o Brasil e que sabem que nosso país não se realizará plenamente se o Nordeste for ignorado, ou pelo menos mal tratado. Qaundo o sol voltar radioso, voltará também a energia forte do nordestino, sua têmpera. E vamos dar novamente a volta por cima.

2 comentários:

Soninha disse...

O sertanejo vai dar a volta por cima.

sOnitA disse...

hm.. acho q ja disse o q tinha de dizer no gtalk.. mas é triste mesmo, ne.. =/