quinta-feira, 18 de junho de 2009

Jornalistas


Por conta minha responsabilidade com a comunicação do PCdoB no Ceará convivo muito com jornalistas e com o mundo do jornalismo. Nos últimos tempos, devido a luta pela realização da Conferência Nacional de Comunicação, esse convívio aumentou ainda mais. Sou meio animal político, mas sempre gosto ligar a alguém uma deterrminada luta e ontem, ao saber da decisão do STF - O Gilmar Dantas, mais uma vez... - contra o diploma de jornalista pensei na Cristiane Bonfim, do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, e a Ivina Carla, do Diretório Acadêmico do Curso de Comunicação da FAC. Elas e muito mais gente têm se dedicado a defender a categoria de forma valorosa e além de todas a razões profissionais, sociais e políticas, acho uma injusto que elas e os demais sejam tão agredidos por uma decisão dessas.

Fiquei com vontade de blogar algo sobre o assunto, mas hoje dei de cara com artigo O Jornalista Cozinheiro e o Fim do Diploma, da Renatinha Mielli, no seu blog Janela sobre a Palavra e como ela diz tudo que eu queria dizer e muito mais, recomendo que você leia-o.

Diz ela:

Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal acabou com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Sob o argumento da liberdade de expressão, o STF pela segunda vez este ano assume o papel do legislador no campo da comunicação e cria mais um vácuo normativo nesta área. A primeira situação a que me refiro foi o julgamento da inconstitucionalidade da Lei de Imprensa.

Em seu voto, Gilmar Mendes faz a lamentável comparação entre a atividade do jornalista e a do cozinheiro: “Um excelente chef de cozinha certamente poderá ser formado numa faculdade de culinária, o que não legitima o Estado a exigir que toda e qualquer refeição seja feita por profissional registrado mediante diploma de curso superior nessa área”, afirma.

Jornalismo não é conversa familiar, não é troca de ideias em volta de uma mesa farta de quitutes. É informação em massa, é mediação de temas delicados, é poder. Nada tem haver com culinária.

Leia mais clicando bem aqui

Um comentário:

Fernanda disse...

Inácio, vou ser polêmica: uma coisa é a REGULAMENTAÇÂO da profissão, outra é a obrigatoriedade de um diploma. Creio que há alguns pontos a serem discutidos aqui. Vc é exemplo perfeito disso, tem larga experiência no assunto mas não possui MTB.