quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aos 70 ainda samba

Há 22 anos, justamente no mês de agosto, comecei a trabalhar na assessoria parlamentar do então vereador do PCdoB de Fortaleza, Chico Lopes. A idéia era ficar até o final daquele mandato, que se encerrava em dezembro de 1988. Só que o Chico Lopes não foi reeleito por falta duns 50 votos , mas o Inácio Arruda foi ser o novo comunista na Câmara de Vereadores de Fortaleza. Eu já tava por lá, tinha certa experiência e daí pra cá só num trabalhei no Senado, onde agora tá o xará.

Mas eu comecei essa história pra dizer que o Chico Lopes já era tão discreto na comemoração do aniversário dele que nem lembro de saber a data naqueles tempos. Depois eu fiquei sabendo que ele gostava de ficar em casa escudando os vinis dele e tomando uma ou mais. Nunca consegui compartilhar dessa momento reservado dele e também nunca fui atrás também. Mas dessa vez ele num escapou e chegando aos 70 anos vai ter festa das boas. E o cabra se animou tanto que o Dalwton "Seu" Moura capturou uma bela entrevista que eu aconselho a você ler com muita satisfação.

Peguei um trecho apenas, justamente o que fala de aniversário. Prove um pouco e depois clique aqui pra ler todinha que vale a pena.


"Me sinto muito honrado e quero agradecer a iniciativa de alguns companheiros do PCdoB e da sociedade em fazer essa homenagem aos 70 anos. É a primeira vez que vou comemorar assim de público um aniversário. Fui muito homenageado quando professor, quando os alunos, no meu aniversário, levavam bolo pra sala de aula, faziam aquela festa toda. Geralmente era assim, no local de trabalho. Agora, eu mesmo, sempre preferi ficar mais reservado, em casa. O estatuto me dava direito, né? (risos)... Agora, este ano vai ser diferente. Estou muito feliz, mas não sei, sinceramente, como vou reagir a isso, tantos amigos reunidos, as pessoas lotando o Náutico, onde por muito tempo na minha vida eu nem podia entrar, porque era um clube de elite de Fortaleza. Então, por muito tempo, eu nunca poderia nem imaginar isso. De modo que estou muito feliz, porque é um reconhecimento, uma gentileza das pessoas que convivem há muito tempo comigo. Quero aproveitar e convidar a todos que possam ir, para que não deixem de estar presentes. Já que é pra ter festa, eu quero ver gente."

Um comentário:

Maherle disse...

Amigo Carvalho, é sempre bom ler, rir, lembrar e emocionar com o seu blog. Nosso "velho" Chico (Lopes), que não é o rio São Francisco, merece toda a atenção dessas rumas de cearenses e mais um bocado de brasileiros!
Um abraço do amigo Maherle.
Feliz aniversário Chico Lopes!