segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Jornalismo encalhado

Engenheiro de pesca instalado no Planalto Central do Brasil, meu querido amigo Carlinhos Décimo ficou espantado hoje cedo ao ler no Blog do Eliomar que a população de Bitupitá havia transformado em "prato do dia" uma baleia jubarte que encalhou e morreu em sua praia. Coisa impossível de acontecer numa comunidade de pescadores onde o mar e suas criaturas são muito respeitadas.

O título da postagem era "Baleia encalha em Bitupita e vira prato do dia" e numa das fotos publicadas a legenda dizia que a população retalhou o animal para comer. Pois às 10:42 de hoje o dito blog fez nova postagem onde repoduziu a seguinte nota:

“Sou membro da equipe de resgate da Aquasis, uma ONG cearense responsável pelo atendimento a encalhes de mamíferos marinhos no Ceará há 15 anos.

Essa baleia trata-se de uma jubarte, de 10m de comprimento, que encalhou viva em Bitupitá no dia 21/08. Nossa equipe se deslocou ao local imediatamente após o chamado de resgate, onde permaneceu monitorando o animal durante o tempo todo. Infelizmente, durante a madrugada a baleia veio a óbito, à 1h20.

Assim que o dia amanheceu, começaram os procedimentos de exame macroscópico para coleta do maior número de informações possível que pudessem ajudar a elucidar a causa do encalhe e/ou óbito. E a foto postada na reportagem foi tirada durante esse procedimento. Vale ressaltar que foi realizado por equipe especializada. Todo material coletado será destinado única e exclusivamente para pesquisa.

O consumo de mamíferos marinhos é proibido por lei. A carcaça do animal foi devidamente enterrada no local, e nenhum morador teve acesso a sua carne para consumí-la ou fazer qualquer outro tipo de uso.

Obrigada.
Thaís Moura Campos"


Observe que a bióloga Thaís Campos faz questão de esclarecer que na foto os membros da Aquasis coletam material para exame macroscópico e "única e exclusivamente para pesquisa". Firma ainda que é proibido o consumo de mamíferos marinhos e que a carcaça foi enterrada, o demonstra que a população não consumiu a carne.

O curioso é que o jornalista Eliomar de Lima simplesmente apagou do seu blog a reportagem anterior que revelava a tremenda barrigada que deu e mais que isso, a profunda falta de respeito a população de Bitupitá, apresentada como verdadeiros animais carnívoros, retalhando o bicho morto. Mas como dizia a Domaducarmo que me botou nesse mundo, "história mal contada tem perna curta". O rastro ficou e também a falta de respeito do blogueiro.

Na "atualização" ficou o link da postagem anterior mas ao tentar acessá-lo encontrei a gracinha: "Oops! Esta página não foi encontrada..." O que houve? O autor ficou encabulado e resolveu esconder a barriga? Coisa mais feia! E a população, não é merecedora de pelo menos um pedido de desculpas?

E assim segue boa parte dos "donos da verdade" quando através de seus veículos de comunicação baixam uma sentença sobre algo ou alguém e, em nome da liberdade de imprensa, não aceitam nenhuma contestação. Quando dão mancada tentam esconder ou simplesmente soltam um "falha nossa". Nesse caso a coisa não foi das mais graves, mas revela uma prática que parece muito natural, mas que pra mim parece mesmo é desrespeitosa. O fato é um mero detalhe, o que vale é a versão. Nessa onda vão pelo ralo muitas reputações e trajetórias de vida. Alguém aí deve se lembrar da Escola Base, lá de São Paulo, né? Eu também.

Nenhum comentário: