segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Bacurim econômico

No final da semana passada o IBGE divulgou os dados do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre desse ano que cresceu 1,2% em relação ao primeiro trimestre e 8,8% a mais do que o mesmo período do ano passado. O percentual é menor do que o crescimento do primeiro trimestre, que foi de 2,7% em relação ao último trimesre de 2009, mas foi superior ao que os tais analistas econômicos previram. E olhe que a turma do Banco Central, reduto do atraso no governo Lula, fez o que pode pra segurar o crescimento. Esse 1,2% projeta um crescimento do PIB brasileiro pra mais de 7%, parecido com o da Índia e perto do da China, a atual locomotiva da economia mundial. Mas tem quem ache que o crescimento vai superar até os 8 pontos percentuais. Realmente oisada China!

Sobre o assunto, o editorial do jornal O POVO acrescento o seguinte:  "o consumo das famílias cresceu pelo 27º trimestre consecutivo, numa alta de 6,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O estudo do IBGE aponta ainda que um dos aspectos que contribuíram para aumentar o consumo das famílias foi o crescimento de 7,3% na massa salarial real. Isso mostra a forte relação entre o consumo da população e a geração de empregos". Ou seja, o crescimeto econômico do país está gerando benefícios reais pra produção através de mais empregos e mais salário, o que permite ao trabalhador brasileiro comprar mais.
Maurição e seu "plano econômico"

Agora, como os trabalhadores guardam e gastam seu dinheiro, aí cada um faz como acha melhor. O jornalista Maurício Lima, o Maurição, tem um jeito de economizar antigo. O cabra guarda moedas num porquinho, como revelou o próprio numa matéria publicada no Diário do Nordeste deste domingo. Suas economias já lhe permitiram, nos últimos três anos, comprar um freezer onde guarda uma cervejinhas bem geladas e fazer uma viagem de férias pelo Nordeste com a mulher e os meninos, além de planejar outra.

E o que a ver o crescimento do PIB nacional com o bacurim do Maurição? Só tudo. Noutros tempos, se ele guardasse os trocos por mais de seis meses, quando fosse atrás o dinheiro tinha menos valor do que quando foi guardado. Agora não, com a economia arrumada e o país andando pra frente o dinheiro num perde valor e o cabra ainda pode botar até debaixo do colchão pra depois gastar numa presepada, num investimento, num passeio ou no que bem entender. Agora dá pra entender melhor por que o Lula disse que esse crescimeto do PIB ia dar dor de cabeça no Serra.

O meu filho Guilherme tens bacurins de barro que eu comprei pra ele lá no mercado de Camocim. Tô aqui pensando em discutir com ele uns investimentos.

Nenhum comentário: