quinta-feira, 5 de maio de 2011

Meu pai é futuro

Neste 4 de maio meu pai, Luciano, completou 80 anos. Exatamente 4 meses depois do dia 4 de janeiro, quando minha mãe, Maria do Carmo, também completou 80 anos. Juntos fizeram muita coisa, inclusive gestar e por no mundo, muito bem encaminhados, 4 filhas e 4 filhos, que lhes deram 21 netos e, por enquanto, 1 bisneto.

Já eram 10 horas da noite quando eu liguei pra Sobral a fim de dar os parabéns pro papai. Tentei falar com ele mais cedo, mas ele num é muito de parar quieto. Nosso papo foi rápido, mas vale a pena reproduzir:

Luciano, quando tinha uns 8 anos
Oi, pai.
Oi, filho. Tudo bem?
Tudo bem. E aí, completando 80 anos. Coisa boa, né?
É, mas eu preferia tá completando 8.
Mas pai, chegar aos 80 é sinal de que viveu muito, e bem, né?
Sim, meu filho. É que eu não gosto muito de falar o verbo no passado.
E a chuva, pai. Tá chovendo em Sobral?
Não, faz bem uma semana que não chove. Mas, meu filho, choveu bem antes, por aqui tá tudo bem verdinho. Vamos ter boa safra. Quando é que você vem por aqui?
Que bom, né, pai? Com safra boa, a vida é melhor. Sábado eu tô aí, com o Guilherme e a Fernanda, pra sua festa. 
Aaaah, que bom! Venha mesmo.
Pai, fique bem. Parabéns, viu? 
Tá bem, filho, um abraço. Venha mesmo.

Esse é meu pai, sábio sertanejo, aos 80 anos, com a saúde um pouco debilitada, mas querendo falar o verbo no futuro, ligado na boa safra e desejoso de ter suas criaturas por perto. Sou muito faceiro por ser filho, ser pai de um neto dele e tê-lo como eterno mestre. Muito aprendi e, como ele, sei que ainda há uma boa safra a ser colhida no futuro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Inácio, uma vez vc me falou de seu pai e sua inquietação quando estava em Brasilia. Relatou o desejo dele de estar em Sobral próximo daquilo tudo que realmene é seu universo.É sempre comemorar datas assim.

Claudio Gonzalez disse...

Parabéns pro seu Luciano. Quem dera possamos todos chegar aos 80 anos com esta lucidez. Que sorte a sua meu camarada ter três gerações convivendo. Felicidades!

Anônimo disse...

Conheço Dr. Luciano e sou testemunha da integridade e sabedoria que vem marcando sua vida. E os filhos herdaram esse gosto pela cidadania, pelo desenvolvimento de Sobral, pelo amor ao próximo, pela união familiar, pela justiça social, ...
Parabéns!
Costa

nanpaula disse...

"Claro!!Não é todo dia que se completa oitenta anos".Foi essa a resposta que ele deu qdo. lhe pergntamos se ele gostaria que comemorássemoso seu aniversário.
Nosso pai é assim Inácio, um vivedor!!Que sorte a nossa, hem?!
Sempre que der, ou mesmo que não dê muito, venha "viver" conosco!
Bjs AP