Olha só a cara do Lula diante de Vo Nguyen Giap, o cara que, junto com Ho Chi Min, comandou a resistência do povo vietnamita contra a França e os Estados Unidos e em 1975 botou os gringos pra correr do Vietnam, que sob a bandeira do socialismo lidera, junto com a China, os países que mais se desenvolvem.
Lula manifestou sua admiração pelo General Giap ao dizer que "não é pouca coisa, para um povo, vencer no mesmo século franceses e americanos". E disse mais: "A vitória de vocês e o orgulho de vocês é quase um patrimônio da humanidade. Tenha certeza de que, no mundo inteiro, muitos, mas muitos jovens naquela época ficaram felizes pela vitória do Vietnã".
Há um tempo atrás me contrapus à opinião do Lula ao dizer que não era só Fidel Castro o único ícone da esquerda ainda vivo, mas também Nelson Mandela. Pois eu falhei já que esqueci Vo Nguyen Giap.
Uma curiosidade: é muito comum vermos o nome Nguyen nos vietnamitas. Pois é essa palavrinha cujo som parece um gemido é o nome mais comum de lá. É o Zé ou Chico nosso, Joaquim ou Manoel, dos patrícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário