sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Legião "estrangeira" em São Luís
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Começando a voltar
domingo, 26 de outubro de 2008
Acelerando a História
Turma de qualidade
é meiacinco, é meiacinco, é meia cincoooooo
Não é pecado votar em comunista
Cachaça e caldo de peixe
sábado, 25 de outubro de 2008
Jovem guarda no comando
Com seus 40 anos, o Márcio Jerry é um jovem à frente de uma grande batalha do povo lutador de São Luís. Ao chegar aqui há duas semanas tratei de "me apresentar" pro serviço a ele, o único camarada que eu já conhecia há mais tempo aqui no Maranhão. Nos conhecemos das reuniões nacionais de comunicação do PCdoB. Sabia que o cabra é bom de comunicação, mas o encontrei aqui dirigente toda a campanha, como o famoso coordenador-geral. Acompanhado de dois celulares e sempre com uns papéis cheio de anotações à mão, ele articula apoios, fala com a imprensa, dirige coordena os programas de rádio e tv e, de vez em quando, divide algumas tarefas. Uma das minhas responsabilidades aqui é justamente ajudá-lo, compartilhar os problemas e buscar soluções na comunicação, acompanhar pesquisas e opinar sobre a condução da campanha. Mas o camando é dele, que guarda grande sintonia com o Flávio Dino, seu amigo de muitas décadas.
Eu conhecia pouco o Márcio, na foto com Dandara e Caetano, seus filhos amados, sabia muito de sua capacidade muito grande na comunicação, mas agora vejo que o PCdoB tem também um grande quadro político e qualquer que seja o resultado deste domingo, este moço terá uma tarefa grandiosa de administrar, junto com outros dirigentes do partido, o grande capital político que que os comunistas conquistaram nesta cidade.
Ser comunista é ...
História e futuro
domingo, 19 de outubro de 2008
Uma guerreira amável
sábado, 18 de outubro de 2008
Fuga, livros e fotos
 Hoje queimei o horário do almoço pra ir com a Flaviene e a Andrea, que também vieram trazer um pouco da energia cearense pra campanha do Flávio Dino, até a II Feira do Livro de São Luis. Aproveitei e levei a Sonynha para um primeiro passeio. A coitada já tava até com as lentes embaçadas de tanto tempo sem olhar e registrar algo interessante. A caminho da Praça Maria Aragão (negra, comunista, médica, que durante o regime militar chegou a ficar presa em Fortaleza e foi homenageada há cerca de quatro anos com seu nome batizando uma simpática praça na Beira Mar daqui) conhecemos um pouco, pouco mesmo, do centro da cidade e findamos comprando uns livros, claro que o Guilherme vai ganhar uns. Fiz algumas fotos e como tenho tido pouco tempo pra escrever - veja a hora que arrumei pra postar - escolhi algumas fotos pra animar esse blog. Espie.
Pau d'arco
No meu passeio ligeiro por São Luis, antes de chegar na Praça Maria Aragão, passei pela Deodoro e dei de cara com essa lindeza aí. A foto num ficou muito legal, faltou um enquandramento melhor e o amarelo ficou um pouco estourado devido ao sol forte do meio dia ludivicense. Mas e daí, o mais importante foi registrar uma árvores tão sertaneja, no meio da cidade, embelezado um apraça tão mal cuidada.
Saudade
No caminho entre as praças Deodoro e Maria Aragão, tem uma ruazinha que se chama Rua da Viração. O nome não é em homenagem à corrente estudantil, mas sim à brisa que certamente vem do mar pra cidade, só que eu nem liguei pra isso e registrei pensando foi mesmo na minha militância na UFC, naqueles tempos que não voltam mais.
"O poeta Gonçalves Dias, bem que sabia"
Amor e vida
Machado só de olho ...
Flavi e Mário Quintana
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Serenata nas ruas
 Alguém já imaginou andar pelas ruas de uma cidade histórica, com casarões e sobrados com até 400 anos de existência cantando músicas de Cartola, Noel Rosa, Lupiscínio Rodrigues e tanto outros, que falaram da alma e dos amores do Brasil, junto com mais umas 150 pessoas acompanhadas por um grupo de músicos seresteiros? Pois é assim o Passeio Serenata, que acontece duas vezes por mês em São Luis. Cartola
Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão
Enfim
Com a certeza de que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim
E tem comunista nos Estados Unidos?
 Hoje cedo resolvi dar uma lida on line nos jornais e deu de cara com uma matéria no jornal O POVO sobre o sucesso que o Partido Comunista dos Estados Unidos anda fazendo no meio dessa crise do capitalismo. Abaixo vou reproduzir a matéria, mas quero dizer que os comunistas, no Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do mundo não ficam felizes com o sofrimento do povo por conta da crise, é lógico. O que a crise comprova é que o capitalismo num tem mesmo solução e nem aponta uma perspectiva de vida melhor pro povo, o que se pode ser oferecida pelo Socialismo. Gostaria também de sugerir a leitura de uma entrevista do Eric Hobsbawm sobre a retomada do marxismo que foi publicada no Vermelho. De certo modo ele explica essa busca ao PC dos Estados Unidos.Antes de você a matéria, eu gostaria de fazer só uma pequena observação: pra quem tinha sido "enterrado" no entulho do muro de Berlim e agora, vinte anos depois, vive uma coisa dessa no coração do capitalismo, esse tal de Partido Comunista é mesmo uma peste no mundo inteiro, né? Filinto Muller, o carrasco do Estado Novo e tanto outros algozes do povo, da democracia e da liberdade também pensaram que destruiriam essa "praga". Mas é que num adianta querer matar as idéias justas prendendo, torturando, matando ou até negando a existência dos que a propagam.
Crise financeira revitaliza Partido Comunista nos EUA
A sede do Partido Comunista dos Estados Unidos (CPUSA), no bairro de Chelsea, em Nova York, vive uma segunda juventude atualmente, graças à crise financeira, segundo seus membros, que ainda defendem as velhas teses marxistas-leninistas. No número 235W da rua 23, em frente ao Chelsea Hotel, símbolo da boêmia dos anos 1960 e 7190, funciona também uma imobiliária, cujos donos são comunistas.
"Recebemos cada vez mais telefonemas de pessoas que querem se informar e se interessam por nós devido à crise financeira, porque estamos em um momento de mudanças e acredito que o Partido Comunista terá atuação fundamental no período que se inicia", disse Libero Della Piana, 36 anos, filho de pai italiano e mãe afro-descendente, atual presidente regional do PC no Estado de Nova York.
Fundado em 1919, o CPUSA era considerado apenas um grupo que fazia propaganda para a "potência estrangeira" (a União Soviética) durante a Guerra Fria. Seus membros foram com freqüência demitidos de seus empregos durante o período do macarthismo, nos anos 1950. Entre os membros antigos estavam o escritor Howard Fast e o cantor Paul Robeson. O CPUSA, que tem como secretário-geral nos EUA, Sam Webb, conta hoje com entre três mil e 3.500 membros. Mas Libero Della Piana e Erica Smiley, coordenadores da Liga dos Jovens Comunistas, instalada no mesmo edifício, afirmam que o "caos atual" reforçará as fileiras de simpatizantes.
Longe de querer atuar sozinhos, os comunistas norte-americanos querem "construir uma base mais ampla possível, com os movimentos de mulheres, estudantes, sindicatos, para derrotar a direita. "Acreditamos que o momento chegou", declarou Della Piana. "As preocupações dos jovens são a guerra, o desemprego e a cobertura médica, e nossas propostas são boas", indicou por sua vez Erica Smiley.
Nos 500 metros quadrados recentemente reformados da sede, onde as obras completas de Lenin e Marx dividem a estante com livros sobre o racismo e a causa feminista, houve uma reunião na segunda-feira. Mas muitos militantes ficaram ausentes. "Estão em campanha para incentivar as pessoas a votarem", explicou Bill Davis, aposentado de 65 anos filiado ao partido há 37.
Ainda que não tenha declarado oficialmente seu respaldo ao candidato do Partido Democrata à Casa Branca, Barack Obama, o CPUSA o apóia abertamente e a maioria de seus militantes usam bottons de Obama.
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Muito a ver ...
.jpg)
Esses versos do poeta maranhense, nascido na Paraíba, José Chagas, eu li ao chegar aqui na manhã de domingo, no jornal O Estado do Maranhão. Prá mim tem muito a ver com o que vim fazer aqui. O curioso é que, hoje a noite, ao chegar pruma reunião no escritório da campanha encontrei um livro do dito poeta onde estava marcado justamente esse verso aí. Coincidência? Sei lá o quié isso, mas me surprendi. Serão os tais anjos que conspiram? A minha sensação é de que o clima de vitória aqui tá bom, mas pra fazer chuver mesmo, nossa tropa vai ter de ralar muito, muito mesmo! Mudar a vida com poesia, tem muito mais prosa gostosa ....
domingo, 12 de outubro de 2008
Campanha com arroz de cuxá
 Em março deste ano fui a Belo Horizonte prum seminário do PCdoB sobre as eleições pra falar sobre a minha experiência em campanhas eleitorais. Os meus camaradas gaiatos de lá anunciaram que o Inácio Arruda estaria no seminário e pronto, um monte de candidato do partido queria fazer uma foto com o senador comunista. Ao me verem sacaram que num era nada do senador, mas um outro Inácio, que também tem Arruda no nome, mas é mesmo conhecido por Inácio Carvalho. Quando fui falar esclareci a questão com uma brincadeira. Falei que no Ceará o PCdoB tem dois Inácios, um que é candidato vitorioso e outro que fica nos bastidores, fazendo campanha.Pois é, como as eleições num findaram ainda em algumas cidades, o Inácio fazedor de campanha recebeu um honroso convite da Direção Nacional do partido pra ir à São Luis, ajudar na campanha do Flávio Dino, deputado do PCdoB, que disputa o segundo turno com João Castelo, um entulho da ditadura que o PSDB tenta tirar do lixo da história. Claro que o senador já esteve nas terras maranhenses e tem sido uma peça fundamental na campanha, e agora vai o outro, o Carvalho, junto com outros companheiros do Brasil, entre eles meu velho e querido amigo, Carlinhos, o Carlos X, um cabra disposto pra qualquer tarefa de campanha.
Nunca botei os pés em São Luis, só escuto falar muito bem e, com certeza, vai ser muito melhor falada ainda, porque o povo de lá vai optar por muito mais que um restolho que nunca foi eleito pra nada em campanhas majoritárias.
Ritmo menor: é óbvio que terei muito pouco tempo pra postar umas coisas por aqui, mas sempre que der, eu darei uma chegadinha pra falar das novas.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Em Pauta, Maria
 Eu tenho impressão que o nome de gente mais completo é Maria. É uma palavrinha daquelas que quando a gente tá começando a dizer, pronto, já terminou, parece que só tem duas letrinhas, coisinha miuda. Só que eu acho que ela é assim de propósito pra gente nem reparar no nome, mas no que ele significa. Olhe, cê num me peça falar tudo que significa, mas só digo que lá em casa, na casa do papai e da mamãe, tem três mulheres que têm nome de Maria e só de me lembrar delas eu já me emociono de tanto bem querer, mas também do tanto que elas são como gente de bem. Um novo partido, sendo o mesmo partido

Confira a entrevista.
Como o PCdoB do Ceará avalia o resultado dessas eleições municipais no Estado?
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Cabeça aberta
Sobral abala minha modéstia
 Quem me conhece sabe que num sou um cara indiscreto, sou até tímido, pelom menos enquanto não me sinto totalmente à vontade num lugar ou num grupo de pessoas. Mas Sobral afeta esse meu estilo e aí eu fico vaidoso demais, um pouco mais bairrista e acho com a certeza de que nasci na melhor cidade do mundo.Com 90% de alfabetizados, Sobral vira referência em educação
Carolina Glycerio
Enviada especial da BBC Brasil a Sobral
A 230 km de Fortaleza, Sobral começou a implementar metas de desempenho e estabelecer rotinas de práticas pedagógicas depois de constatar que, como ainda acontece com 84,5% dos alunos brasileiros, as suas crianças iam à escola, mas não aprendiam.
"No início foi sofrido porque era uma mudança de concepção, uma nova forma de fazer educação", lembra Lucilene, que na última quarta-feira comemorava o fato de que apenas quatro dos 300 alunos do turno da manhã haviam faltado.
Sobral obteve 4,9 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2007, contra 4 em 2005. O número ainda está distante da meta de 6 que o Plano de Desenvolvimento da Educação propõe para 2022, mas está acima da média nacional (4,2) e é bem superior à média do Nordeste (3,5).
"O que a gente faz é cumprir o que está na lei (em relação à destinação de recursos, 25% da receita municipal). Pode melhorar ainda mais", afirma a coordenadora do ensino fundamental de Sobral, Iracema Souza
Juntos contra Lula
Na entrevista dada à TV O POVO, a senadora Patrícia Saboya, além da  insinuar que a Prefeitura trocaria publicidade por apoio do Grupo de Comunicação O POVO, falou uma coisa preocupante. Veja como o jornal relatou:“Ela avalia que o caminho natural é que os candidatos de oposição se unam contra a candidata de situação, na hipótese de 2º turno. A pedetista preferiu destacar a confiança na possibilidade de ela mesma ir ao 2º turno, hipótese na qual espera ter o apoio de Moroni Torgan (DEM). Mas evitou responder se apoiaria o candidato do DEM, caso seja ele a ir para a fase seguinte da disputa contra Luizianne”.
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Visto TARGET
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Verdade no Primeiro Turno
 Na reta final da campanha eleitoral de Fortaleza apareceu, como que por encanto, uma “campanha” para garantir a verdade e prá isso é preciso reverter o desejo da maioria dos eleitores que deseja resolver a parada no segundo turno. Por coincidência as duas “maiores campanhas” da oposição – e aqui o “maiores” é só pra diferenciar das turma do 1%, porque a Patrícia e o Moroni vão só têm perdido voto até agora – usam a mesma expressão: é hora da verdade. Pois eu concordo com eles, acho que é hora da verdade, mas num quero esperar pelo quase improvável segundo turno. Quero saber a verdade é agora, no primeiro.Tem umas coisinhas que eu queria saber, mas queria mesmo a verdade. Vamos lá:
Primeiro eu queria saber em qual Moroni o eleitor votaria, no da primeira fase da campanha, que só falava de gestão, apresentava propostas mirabolantes, como o tal Bolsa Saúde, e tentava fazer uma onda de “paz e amor”, ou no da segunda fase, que retomou o velho estilo dramático-apelativo, falando em encher as ruas de cabines e policiais?
Outra que eu queria saber é porque o Tasso demorou tanto a aparecer. Tenho até suposições, mas queria que alguém respondesse. Depois de 40 dias do início dos programas de rádio e tv, o cara apareceu e pegando uma carona no Aécio Neves. É verdade que o senador já ta na campanha desde o início, aliás eu tô convencido que ele é o principal articulador, assim como o principal articulador do apoio financeiro, como noticiou O POVO, no dia 14.09. E digo mais, a preocupação do galego é arrumar uma base de apoio pra sair candidato a reeleição em 2010. Não é a toa que o cabra tá suando a camisa pra eleger prefeito e pelo andar da carruagem, pode sofrer uma baita derrota.
E o Hospital da Mulher? O Moroni e a Patrícia são contra ou a favor? Lembro que antes de ser oficializada como candidata, a senadora chegou a dizer que não era necessário porque as mulheres deveriam ter atendimento em todas a unidades de saúde do município. Se os dois não dizem que são contra o hospital, dizem que ele é uma espécie de miragem, só existe na prropaganda eleitoral. Bom, o Cid foi lá na obra e, como governador e engenheiro que é, elogiou muito e deu seu apoio. Agora, eu lembro dumas campanhas eleitorais no passado, que a Dona Patrícia, participou, que mostrava um Metrofor, literalmente virtual e ainda tinha a cara de pau de botar gente dentro. Lembro também do tal SINDES, uma invenção do Seu Moroni, que também numtinha função nenhuma, tanto é que o Tasso desmontou a palhaçada do vice-governador dele na época.
Por fim a tal campanha da “Verdade no Segundo Turno” foi articulada por quem? Foi só uma coincidência que várias campanhas tenham se encontrado na Praça do Ferreira? Mas pelo visto nem Moroni e nem Patrícia botam muita fé nisso não porque por lá num deram as caras. Mandaram lá uns representantes pra fazer cena e foram catar voto noutros lugares.
