sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Sobral abala minha modéstia

Quem me conhece sabe que num sou um cara indiscreto, sou até tímido, pelom menos enquanto não me sinto totalmente à vontade num lugar ou num grupo de pessoas. Mas Sobral afeta esse meu estilo e aí eu fico vaidoso demais, um pouco mais bairrista e acho com a certeza de que nasci na melhor cidade do mundo.

Hoje cedinho abri meu email, ou melhor meus emails, porque tenho uns três, e tava lá uma mensagem do meu cumpadi Joan com uns links da BBC falando sobre o sucesso do trabalho da educação em Sobral. Rapaz, né fácil se conter não. Eu fiquei todo vaidoso, atendi ao pedido do Joan de postar a notícia no Vermelho/Ce e agora posto aqui também pra vocês saberem porque, de vez em quando, fico meio besta.


Com 90% de alfabetizados, Sobral vira referência em educação

Carolina Glycerio
Enviada especial da BBC Brasil a Sobral

Em sete anos, a cidade de Sobral no semi-árido nordestino elevou a mais de 90% o índice de alfabetização, zerou a taxa de abandono escolar até a quinta série e se tornou referência em educação no Brasil.

A 230 km de Fortaleza, Sobral começou a implementar metas de desempenho e estabelecer rotinas de práticas pedagógicas depois de constatar que, como ainda acontece com 84,5% dos alunos brasileiros, as suas crianças iam à escola, mas não aprendiam.

"Era aquela coisa: 'a gente finge que dá educação, eles (alunos) fingem que recebem e tudo bem'", admite a diretora da Escola Padre Osvaldo, Maria Lucilene de Lima.

Entre 2001 e 2007, o município quase dobrou (49,1% para 93,4%) o índice de alunos da segunda série alfabetizados e se tornou modelo para o Programa de Alfabetização Idade Série, implementado em todo o Estado do Ceará.

"No início foi sofrido porque era uma mudança de concepção, uma nova forma de fazer educação", lembra Lucilene, que na última quarta-feira comemorava o fato de que apenas quatro dos 300 alunos do turno da manhã haviam faltado.

Sobral obteve 4,9 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2007, contra 4 em 2005. O número ainda está distante da meta de 6 que o Plano de Desenvolvimento da Educação propõe para 2022, mas está acima da média nacional (4,2) e é bem superior à média do Nordeste (3,5).

"O que a gente faz é cumprir o que está na lei (em relação à destinação de recursos, 25% da receita municipal). Pode melhorar ainda mais", afirma a coordenadora do ensino fundamental de Sobral, Iracema Souza


Um comentário:

Inácio Carvalho disse...

O conterrâneo e fiel leitor deste blog enviou um comentário por email, que publico aqui.

Inácio, a foto do Arco de Nossa Senhora está ótima. Sempre que vejo ou leio algo referente ao excelente trabalho da Izolda fico muito feliz, pois, na minha visão, educação é o único caminho para diminuição das desigualdades sociais, financeiras, culturais e de oportunidades tão evidentes no Brasil e em destaque na região Nordeste. A BBC citada é a de Londres?

Abraços,
Sérgio Azevedo