quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Um novo partido, sendo o mesmo partido


Eu sei que devo a mim mesmo uma opinião sobre as eleições que tanto andei fuxicado por aqui, mas é que meu ritmo ainda tá muito acelerado e num tive um tempinho pra ajustar umas idéias e botar aqui. Mas já vou logo dizendo que saí animado que só da batalha e cheio de esperança com o Brasil, com nossas nossas cidades e com nosso povo, que soube dizer que caminha tá a fi de percorrer. Fiquei danado de feliz com o desempenho do PCdoB e por isso adianto aqui uma entrevista do Presidente do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes, que todo mundo só conhece como Patinhas. Ele falou pro Vermelho, numa entrevista que articulei com o Dalwton Moura, e acho que vale a pena você ler. Isso aqui não me dispensa de falar umas coisas depois, mas como acho que o assunto num pode envelhecer, envermelho aqui o blog com a entrevista e depois volto ao assunto, certo?


Patinhas: ''O PCdoB é um novo partido no Ceará''


Em entrevista ao Vermelho/Ceará, o presidente do Comitê Estadual do PCdoB no Ceará, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, traça uma detalhada avaliação do processo eleitoral no Estado. Aponta grandes vitórias, como a eleição de cinco prefeitos – inclusive em cidades de grande importância, como Maranguape (8ª maior em população) e Crateús (10ª) – e o aumento de mais de 400% no número de vereadores eleitos pelo PCdoB, levando a representação do partido a nada menos que 36 cidades, nas diferentes regiões do Estado.


''É um novo partido!'', destaca Patinhas, enfatizando aspectos como a interiorização do Partido Comunista do Brasil, a expressiva formação de novas lideranças, a crescente profissionalização das campanhas e a maior compreensão do cenário político em contexto de crescimento dos partidos de apoio ao governo Lula. O dirigente também ressalta o esforço, desde já, para fazer dos futuros mandatos de prefeito e vereador referenciais para as lutas populares e a gestão pública no Ceará.


Confira a entrevista.

Como o PCdoB do Ceará avalia o resultado dessas eleições municipais no Estado?


Estamos convocando uma reunião da Comissão Política para, sábado, dia 11, para fazer uma avaliação mais detalhada da campanha no Estado do Ceará. Preliminarmente, já podemos avaliar que, do ponto de vista mais geral, há uma vitória do campo de apoio ao Governo Lula e ao governo Cid Gomes. Comparando os dados de 2008 com os de 2004, há uma grande mudança no quadro eleitoral. Temos o PSB, partido do governador, e o PRB, ligado ao governo, elegendo 38 prefeitos. O PMDB elegeu 33 prefeitos, quando havia feito 18 em 2004. O PT salta de 11 para 15 prefeituras. E nós, do PCdoB, que elegemos em 2004 um prefeito, agora elegemos cinco. Inclusive prefeitos em cidades importantes, das quais destacamos Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, uma cidade com 120 mil habitantes, e Crateús, que é uma cidade-pólo, em torno da qual há 19 cidades, e com uma população superior a 80 mil habitantes.


É uma vitória dos partidos da base aliada do governo Lula...


Sem dúvida, nas 11 maiores cidades, PT consolidou a reeleição da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins já em primeiro turno e conquistou a prefeitura de Juazeiro do Norte, uma grande vitória contra o PSDB. O PSB reelegeu prefeito em Sobral, com mais de 70% dos votos, demonstrando forte aprovação do projeto implantado pelo hoje governador Cid Gomes no município. O PMDB elegeu prefeitos em Iguatu e Morada Nova. E o PCdoB se situa também ocupando espaço com grande peso político, com Maranguape e Crateús. Vale ressaltar que nestas 11 maiores cidades o PSDB sofreu grandes derrotas. Só obteve duas vitórias, em Itapipoca e Crato. Então podemos avaliar como uma vitória grande em nosso campo, de PT, PSB, PMDB e PCdoB, e uma derrota do PSDB, que caiu de 70 prefeitos eleitos em 2004 para 54 em 2008, além de viver um processo de deslocamento para os grotões, elegendo prefeitos em cidades com menos de 20 mil e até menos de 10 mil habitantes.


Leia mais no Portal Vermelho, mas leia mesmo, tá bem legal.

Nenhum comentário: