Negócio é o seguinte, eu até agora tô cabreiro com aquela mudança brusca de posição na última curva entre o Hamilton e o Timo Glock. O fato é que nas últimas três volta da corrida a Maclaren e o antipático Ron Denis se apavoraram com a possibilidade de seu garotinho de laboratório perder, pelo segundo ano consecutivo, o título de campeão por apenas um ponto e nos últimos instantes. Isso poderia criar um tabu em cima do cara, que nunca mais se recuperaria. E o próprio piloto disse que entrou em pânico e falou uma frase enigmática: "Aprendi minha lição do ano passado". Nunca nos esqueçamos que no mundo ninguém é mais supersticioso do que os ingleses.
Superstições à parte, vamos ao negócios. A Maclaren e seus donos investiram mais ou menos um bilhão de dólares pra faturar o campeonato este ano. (Se alguém aí achar pouco diante dos trilhões que estão sendo torrados pra salvar os bancos da crise, eu também concordo, mas que é uma grana alta, ninguém vai negar). Tava tudo no rumo certo, até as bobeiras do box da Ferrari ajudavam. De repente o Touro Vermelho do Sebastian Vettel entrou na arena e ia melar o jogo todo. Mas ainda restava a última cartada e eu imagino que em menos de 3 minutos pode ter rolado uma baita negociação/pressão pro Glock aliviar e deixar o inglês passar.
Ontem, depois da prova achei que isso seria pura especulação, choro de perdedor. Mas hoje fui parar no site do jornal inglês, The Times e vi lá uma tabela que me deixou encucado. O lance é o seguinte, na última volta,a 71a., o Glock quase parou e fez o circuito em 1min. 44,7seg., enquanto que a 70a. ele fez em 1min. 28seg e a 69a. em 1min. 18,7seg. De repente o tempo do cara desabou? Se ele tava com pneus secos o desempenho cairia gradualmente, mas justamente na última curva, a 500 metros do fim ele foi ultrapassado pelo pupilo dos ingleses, que não viam um campeão desde 1996, com o trapalhão Damon Hill, da Williams. Eu desconfio. Quem quiser acreditar nas desculpas, pode acreditar, mas eu arrumei um bom argumento pra achar que o Massa pode ser chamado de campeão moral, afinal disso nós entendemos.
A mais: Desde o primeiro campeonato de Fórmula 1, em 1950, a Ferrari ganhou 13 títulos, o primeiro logo em 1952, com Alberto Ascari. Já a Maclaren só ganhou seu primeiro campeonato em 1974, com o Emerson Fittipaldi, e depois ganhou mais 11. Um detalhe importante é o desde 1999 os ingleses não faziam um campeão, enquanto os italianos ganharam no ano passado, com Kimi Raikkonen e mais cinco, todos com o Michael Schumacher, dos últimos dez. Ou seja, se a Ferrari faz outro campeão este ano, a Maclaren ia ficar muito pra trás, ainda mais que o título de construtures também foi pros papa-pizza. Aí num dava, né?
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