A campanha do Serra num mesmo nada bem como demonstram as pesquisas Voxpopuli e Sensus - dessa vez a tucanalha nem questionou - e o gelo que foi a visita do tucano ao Ceará. Nesta hora difícil chama-se a turma do trabalho sujo, a mesma que emprestou carros para a ditadura transportar presos políticos e que tem feito todo tiopo de canalhice contra o Governo Lula e a candidata Dilma Roussef. O Datafolha, que nunca falha na hora de fazer sujeira, está fazendo pesqui sa e vai anunciar os resultados no final de semana. Como das outras vezes vai tentar ajudar o Serra e já se sabe das armas que está usando. O jornalista Luis Nassif denunciou em seu blog a metodologia viciada que a máfia da Famiglia Frias está usando e eu reproduzo tudinho aqui, pra você saber o que essa corja é capaz de fazer.
Os vícios da pesquisa Datafolha
Na estimulada, é apresentado o Cartão 1 com os nomes de José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva, antes de se apresentar o Cartão 2 com os nomes dos 11 candidatos, incluindo os nanicos. Como os nanicos tiram votos de José Serra, o Cartão 1 fixa os nomes de José Serra nos entrevistados, para replicar as intenções de voto em José Serra no Cartão 2. (pergunta do formulário abaixo)
Problema 2: indução na apresentação dos candidatos
Os nomes dos candidatos aparecem sem os nomes dos partidos nos Cartões 1 e 2. Como Dilma Rousseff é ainda pouco identificada como a candidata de Lula e do PT, e menos conhecida do que José Serra, a apresentação dos nomes dos candidatos sem os respectivos partidos induz os resultados a favor de José Serra, diminuindo as intenções de voto em Dilma Rousseff.
Problema 3: amostra telefônica
A amostra coletada equivale a uma amostra telefônica do país. Na realização da entrevista coleta-se, necessariamente, o nome e o telefone do entrevistado para a verificação posterior. Entretanto, os últimos dados do IBGE mostram que somente 44,4% dos domicílios têm telefone fixo, e somente 75,5% dos domicílios têm usuários de celular. É uma amostra dos mais ricos.
Domicílios\Domicílios particulares permanentes\Bens duráveis\Telefone fixo convencional, existência
Domicílios N %
Tem 25.561.358 44,4%
Não tem 31.995.782 55,6%
Total 57.557.140 100,0%
PNAD 2008
Domicílios\Domicílios particulares permanentes\Bens duráveis\Telefone celular, existência
Domicílios N %
Tem 43.447.709 75,5%
Não tem 14.109.431 24,5%
Total 57.557.140 100,0%
IBGE
Os vícios da pesquisa Datafolha
Na estimulada, é apresentado o Cartão 1 com os nomes de José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva, antes de se apresentar o Cartão 2 com os nomes dos 11 candidatos, incluindo os nanicos. Como os nanicos tiram votos de José Serra, o Cartão 1 fixa os nomes de José Serra nos entrevistados, para replicar as intenções de voto em José Serra no Cartão 2. (pergunta do formulário abaixo)
Problema 2: indução na apresentação dos candidatos
Os nomes dos candidatos aparecem sem os nomes dos partidos nos Cartões 1 e 2. Como Dilma Rousseff é ainda pouco identificada como a candidata de Lula e do PT, e menos conhecida do que José Serra, a apresentação dos nomes dos candidatos sem os respectivos partidos induz os resultados a favor de José Serra, diminuindo as intenções de voto em Dilma Rousseff.
Problema 3: amostra telefônica
A amostra coletada equivale a uma amostra telefônica do país. Na realização da entrevista coleta-se, necessariamente, o nome e o telefone do entrevistado para a verificação posterior. Entretanto, os últimos dados do IBGE mostram que somente 44,4% dos domicílios têm telefone fixo, e somente 75,5% dos domicílios têm usuários de celular. É uma amostra dos mais ricos.
Domicílios\Domicílios particulares permanentes\Bens duráveis\Telefone fixo convencional, existência
Domicílios N %
Tem 25.561.358 44,4%
Não tem 31.995.782 55,6%
Total 57.557.140 100,0%
PNAD 2008
Domicílios\Domicílios particulares permanentes\Bens duráveis\Telefone celular, existência
Domicílios N %
Tem 43.447.709 75,5%
Não tem 14.109.431 24,5%
Total 57.557.140 100,0%
IBGE
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