domingo, 19 de dezembro de 2010

Gabriel da América Latina

Gabo e seu novo livro
Na última sexta feira minha grande amiga Neidinha me apresentou o mais recentemente livro do Gabriel Garcia Marquez, na versão em espanhol, "Yo no vengo a decir un discurso", já que em português não foi lançado ainda. Na verdade no livro não há nada de novo escrito pelo genial Gabo. Há coisa escrita por ele dos 17 aos 80 anos - vai fazer 84 em março - falando sobre literatura e política, sempre ligado na América Latina. Minha doce amiga havia acabado de ler um em que fala sobre uma exposição de pintores hermanos nossos onde ele faz uma  exaltação à imaginação criativa da América Latina, para onde prevê um tempo bom para todos que terão mais amor em suas vidas. Não me ousei traduzir o trecho final do grande mestre, mas o reproduzo abaixo e lhe asseguro que é impossível não sentir a força dessas palavras e o bem querer de Gabriel por sua pátria latina, nem que você não entenda uma só delas. Veja se não tenho razão:

"Entramos, pues, en la era de la America Latina, primer produtor mundial de imaginación creadora, la materia básica más rica e necesaria del mundo nuevo, e del cual estos cien quadros de cien pintores visonarios pueden ser  mucho mas que uma muestra: la gran premonicion de um continente todavia sin descobrir, em la cual muerte há de ser derrotada por la felicidade, y habrá más paz para siempre, mas tempo y mejor salud, más comida caliente, más rumbas sabrosas, más de todo lo bueno para todos. Em dos palavras: mas amor".

Nenhum comentário: