Hoje é muito óbvio dizer que o azul dos mares prevalece sobre a infinidade de cores que existem na Terra. Mas essa certeza só foi possivel há 50 anos, quando os soviéticos lançaram o primeiro ser humano ao espaço. Vale lembrar que antes de Yuri Gagarin tripular a nave Vostok I (em russo a palavra significa oriente e eu me permito especular que tem algo a ver com a direção do sol, o sentido da evolução do dia), a União Soviética, onde ainda prevalecia o socialismo, já havia lançado a Sputinik I (em russo significa amigo, companheiro de viagem), a primeira nave espacial a ser posta em óbita e um mês depois, em 03.11.1957, na Sputinik II viajaria ao espaço a cadela Laika, primeiro ser vivo a entrar na óbita da Terra.
Não é demais lembrar que a mesma União Soviática saiu arrebentada da II Guerra Mundial, com 20 milhões de mortos e grande parte de sua infraestrutura destruida no enfrentamento ao exército nazista, que chegou a menos de 50 km de Moscou e dalí foi escorraçado. Mas o povo e o governo soviético estavam com a moral elevadíssima pela vitória conquistada e isso impulsionou um enorme desenvolvimento, que possibilitou esse grande salto científico e tecnológico ocorrido há meio século.
O vídeo abaixo é um homenagem à Yuri Gagarin e ao grande feito do socialismo, algo que mexe com minha emoção e que desejo compartilhar com você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário