terça-feira, 5 de abril de 2011

A novela da ditadura

Há um mês fui procurado por um produtor do SBT que procurava falar com um amigo meu que foi perseguido, preso e torturado pela ditadura militar. A rede de TV, ainda do Silvio Santos, estava preparando um programa especial sobre a tortura durante o regime militar. O especial tinha o objetivo de abrir caminho para a novela que estreia hoje e que vai dar muito o que falar, além de balançar a audiência da TV brasileira.

O programa foi ao ar na semana passada e pôs a nu o tratamento que a milicada golpista deu aos que ousaram encarar a ditadura que instalaram no Brasil a serviço dos interesses de megaempresários brasileiros e estrangeiros, dos grandes latifundiários e do imperialismo americano. Pra arrancar informações a tortura comeu solta nos quartéis contra estudantes e trabalhadores, principalmente, mas sobrou pancada também pra gente simples do povo, que nem tinha atuação política, mas era parente, amigo, vizinho, colega de trabalho ou tinha qualquer relação, mesmo que distante, com algum militante. 


Esse período obscuro e vergonhoso de nossa história durou 21 anos, foi superado pela luta persistente dos mesmos que eram perseguidos e do povo, que botaram a milicada e seus cupinchas pra correr. Foi um tempo que passou, mas ainda deixou marcas e muita coisa mal explicada, que precisa vir, e tem vindo, à tona. A novela do SBT vai ajudar muita gente a conhecer e entender melhor a história recente do Brasil.

Faz muito tempo que não assisto uma novela e não tenho muita certeza que vou ver essa, mas acho que vale a pena acompanhar. É bem verdade que vai ter muita ficção, mas o que motivou a invenção foi uma realidade que o Brasil não pode viver jamais.


Nenhum comentário: