sábado, 18 de outubro de 2008

Saudade

Aqui em São Luis estão alguns ex-militantes do movimento estudantil que foram da saudosa Viração, corrente política que atuava em sintonia com o PCdoB e que originou a União da Juventude Socialista - UJS, cujo primeiro coordenador geral foi o Aldo Rebelo, eleito presidente da UNE 1980, numa chapa que se chamava justamente Viração. Por aqui estão Augusto Madeira, Carlos Décimo e eu, mas também esteve o Renildo Calheiros, ex-presidente da UNE e recém-eleito prefeito de Olinda, e mora em São Luis o Altemar Lima, ex-diretor da UNE e atual Secretário de Educação da cidade.

No caminho entre as praças Deodoro e Maria Aragão, tem uma ruazinha que se chama Rua da Viração. O nome não é em homenagem à corrente estudantil, mas sim à brisa que certamente vem do mar pra cidade, só que eu nem liguei pra isso e registrei pensando foi mesmo na minha militância na UFC, naqueles tempos que não voltam mais.

4 comentários:

Soninha disse...

Mas só tem gente boa por aí, hein? Madeira, Carlinhos, tu e o grande poeta Altemar... Abraços a toda essa Viração que vai dar a virada em São Luiz.

Anônimo disse...

Eu também fui da Viração na URCA e fiquei muito feliz em saber que aquele espírito ainda está vivo em algumas pessoas.


Paulo MC

Inácio Carvalho disse...

Paulo, soube por aqui que o Renildo Calheiros, planeja fazer um encontro de viracionistas em Olinda. Fique de olho que vou divulgar por aqui.

Obrigado pela visita.

Selénia disse...

Camarada,

Tambem fui da querida VIRAÇÃO, comecei na gestão com Renildo, Bia, Augusto Madeira, Marcelo Medeiros(do Recife, se foi...) Javier, etc, etc. Viajamos de Recife e Salvador, para o Rio, num ônibus caídaço. Eleição de Renildo para a gloriosa UNE. Mas que alegria, solidariedade, política maiúscula, ah, que saudade. Dormíamos no Maracanazinho, o governo Brizola nos dava um nescauzinho com pão, e o resto era fome. Famélicos da terra! E quem se importava com isso?

Estávamos e estamos mudando o mundo!

Continuamos em pé de guerra por um mundo justo, fraterno, possível.

Vernceremos!

Abraço.

www.blogmetropolitano.blogspot.com