sexta-feira, 10 de julho de 2009

O que houve na China esta semana?

Nesta semana ouve uma grande confusão na região chinesa de Urumqi, a noroeste de Pequim. Mais de 150 pessoas morreram e claro o governo chinês foi logo culpado de massacrar a população indefesa. Fiquei cabreiro e hoje minha inquietação foi contida por um artigo da estudante da Stanford University, nos Estados Unidos, Karmia Chan Cao, publicado pelo Portal Vermelho. Baixo tem um trecho do artigo e se você quiser saber mais clique aqui e veja como é muito complicado conduzir um país em que convivem 56 nacionalidades diferentes.


"A situação envolveu quatro grupos distintos e independentes: os extremistas uigures; a vasta maioria de uigures simples que não tomaram parte na baderna; os Han e o governo. O governo agiu e cercou a cidade na manhã de segunda-feira, para evitar que uigures ou hans viessem até Urumqi e aumentassem ainda mais a violência entre os dois grupos. O sistema de comunicações foi desligado por razões de segurança nacional e regional, não por uma demonstração vergonhosa de poder".
(...)
"Poucos dos jornalistas que escreveram artigos para a mídia ocidental estão informados sobre o que aconteceu de fato nesta violência toda. A mídia ocidental geralmente só se preocupa em fazer artigos sobre a opressão do governo contra as minorias na China".

Nenhum comentário: