terça-feira, 30 de março de 2010
Satisfação aos leitores
Você talvez já tenha percebido que este blog agora tem uma barra do jornal O POVO. Se num percebeu, agora vai ver, já que eu falei. Pois bem, recebi um convite, acho até que meio padronizado, mas veio pra mim, né? Veja aí:
" O espaço “recomendados pelo O POVO”, nasceu com intuito de aproximar as comunidades e o cidadão de um veículo de comunicação com ampla audiência na sociedade, abrindo espaço para segmentos que não têm a oportunidade e visibilidade na construção de debate das questões que estão em evidência, na formação da opinião pública
A equipe de conteúdo do O POVO Online a partir de uma seleção restrita e minuciosa está convidando alguns editores de blogs a fazerem parte desta pioneira e inovadora iniciativa.
Neste contexto verificamos que seu blog Do Carvalho foi um dos que nos chamaram a atenção, pela criatividade, da abordagem, pela excelência na escrita e por sua dedicação especial no desenvolvimento desta ferramenta tão atual no mundo da web".
Assim meio faceiro, aceitei o convite - pelo menos esse danado de blog tá sendo lido por mais de meia dúzia de pessoas - e sabia que haveria alguma contrapartida, claro, mas deixei fui logo dizendo que o conteúdo seria preservado:
"O convite baseia-se no que faço hoje, com toda liberdade que tenho para dizer o que dá na tela. Se passar a ser recomendado pelo O POVO, o Blog do Carvalho vai ser feito com um pouco mais de zelo - afinal muitos outros internautas o lerão e ele não pode fazer feio - mas com o mesmo conteúdo e estilo, um pouco de bom humor, ironia e "veneno". Ele nasceu assim, com esse DNA, e na medida em que o mantiver, manterei o seu jeitão. Certo?"
Sendo assim, aos que ocupam um pouco do seu tempo lendo essas teclagens por aqui asseguro que nada vai mudar em termos de conteúdo. Talvez até melhore porque pode aumentar o número de visitantes e aí num quero fazer feio, né?
Um forte abraço,
INácio Carvalho
America unida
Uma música que me toca demais é "Canción por Unidad de Latino America", neste vídeo interpretada por um de seus autores, o cubano Pablo Milanés ( o outro é brasileiro, Chico Buarque) junto com Piero, num grande concerto realizado em Bogotá há alguns anos. Cada verso tem enorme significado, em especial nesse momento em que a direita e alguns equivocados, como esse grupelho chamado Crítica Radical - dias atrás esses idiotas foram grosseiros com Aleida Guevara quando esta vistou Fortaleza -, agridem Cuba de forma leviana e até criminosa. Arrumam uns tais grupos de direitos humanos pra atingir aquele país hermano que, apesar de todas as dificuldades externas, como o bloqueio econômico dos Estados Unidos, e internas, como a economia ainda débil, constrói uma sociedade digna com atenção especial para direitos elementares na saúde, educação, moradia, trabalho, cultura e assistencia social.
Os versos da "Canción.." de Pablo e Chico falam da tentativa de se desunir os irmãos latinoamericanos e para que estes se mirassem com temor, mas em seguida canta-se versos que considero dos mais ricos, belos e emocionantes:
"E quem garante que a história
É carroça abandonada
Numa beira de estrada
Ou numa estação inglória
A história é um carro alegre
Cheio de um povo contente
Que atropela indiferente
Todo aquele que a negue
É um trem riscando trilhos
Abrindo novos espaços
Acenando muitos braços
Balançando nossos filhos
Lo que brilla con luz propia
Nadie lo puede apagar
Su brillo puede alcanzar
La oscuridad de otras costas
Quem vai impedir que a chama
Saia iluminando o cenário
Saia incendiando o plenário
Saia inventando outra trama
Quem vai evitar que os ventos
Batam portas mal fechadas
Revirem terras mal socadas
E espalhem nossos lamentos
E enfim que paga o pesar
Do tempo que se gastou
De las vidas que costó
De las que puede costar
Já foi lançada uma estrela
Pra quem souber enxergar
Pra quem quiser alcançar
E andar abraçado nela"
Na versão em espanhol esta última estrofe é ainda mais enfática quando se trata da unidade latino americana e com ela homenageio todos os povos dessa parte indômita do nosso mundo, em especial os cubanos e sua firme decisão em continuar fora da ordem mundial, pelo menos enquanto ela for majoritarioamento contra os povos e seus ideiais.
Bolívar lanzó una estrella
que junto a Martí brilló.
Fidel la dignificó
para andar por estas tierras.
Bandidos bem parecidos ...
Quem tem carro precisa sempre ficar ligado onde vai estacionar. É bom sempre evitar os tais lugares ermos, onde é mais fácil um assaltante abordá-lo ou mesmo roubar o carro. Também tenta-se passar a ideia de que o assaltante tem "cara de mal", é um brucutu violento. Pois em 20 segundos esse vídeo desfaz um pouco esse lance de lugar ermo, como também o perfil do cara de mal. Preste atenção nos meninos que descem do carro, numa via bem movimento e iluminada, jogam fora uma bolsa, provavelmente objeto de alguma "parada" e dão uma conferida noutros carros pra tentar outra. Os meninos "bem parecidos" nada parecem ter de criminosos, mas são rápidos na ação, apesar de parecerem meio nervosos (observe a tensão do que fica dentro do carro). Sei não, mas acho que tem uns tais filhinhos aprontado na cidade ...
Regando a cultura

Pra variar, na cultura o Governo Lula também inovou, e muito! A iniciativa mais interessante são os Pontos de Cultura, cujo encontro nacional, a Teia Brasil 2010, aconteceu aqui em Fortaleza até o último domingo. O grande pai dessa criança é o Célio Turino, que ocupa até amanhã a Secretaria Nacional de Cidadania Cultural, de onde sai pra ser candidato a deputado federal pelo PCdoB de São Paulo. Turino de uma bela entrevista à Joana Rozowykwiat, do portal Vermelho. Pra saber o que falou clique aqui e se também quiser ouvi-lo numa entrevista muito legal o clique é aqui.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Imagens do PCdoB no Ceará
Numa conversa entre gente que faz comunicação no PCdoB cearense surgiu a ideia de fazer "algo interessante" pra homenagear o partido em seus 88 anos. O tempo era curto, mas valeria a pena, nem que foi uma coisinha simples. Thallis Cantizani ficou responsável pela montagem, Ivina Carla de escolher a música e eu passei um arquivo de fotos. Finalzinho de tarde o Thallis pediu pra eu dar uma olhada. "Beleza! Mande pro you tube e copie num dvd pra levar na sessão solene da Câmara Municipal de Fortaleza, onde a vereadora comunista Eliana Gomes ia homenagear oito pessoas que dedicaram suas vida à luta do povo. O auditório lotado curtiu aquele algo meio improvisado, as pessoas tentavam identificar os que ia aparecendo no telão, algumas se viam e davam uma boa gargalhada por estarem ali, numa historinha curta, pouco mais de dois minutos, dos 88 anos do PCdoB.
Quarenta e três imagens se alternam ao som de A Bandeira do meu Partido, composta e cantada por Jorge Mautner. Imagens em preto&branco e a cores, militantes de longa data, alguns ainda bem jovens, novos militantes, ex-militantes, militantes amigos, a militância se revendo, a militância curiosa pra saber quem era quem, velhas recordações. Essa é nossa memória, nela há luta, há garra, há sorrisos e lágrimas, há o sonho da nova era, há esperança, há um sonho antigo da aurora que haverá de levantar.
Oscar Niemeyer e o PCdoB
Fonte: Portal Vermelho
Ao PCdoB
Hoje é dia de festa para os comunistas do Partido Comunista do Brasil, o PCdoB. Ao completar 88 anos de existência se consolida como uma força política consequente, ousada, honrada, que é respeitada e respeita os aliados e os adversários, que não se dobra frente à desafios, mesmo os quase impossiveis.
Do ano dessa foto minha ao lado do João até hoje, o PCdoB é outro partido, sem nunca ter deixado de ser, dialeticamente, o velho PCdoB que marcou a história do Brasil desde o início do século 20. Como diz o atual presidente nacional, Renato Rabelo, em artigo publicado hoje, no Portal Vermelho:
Notadamente nos últimos 25 anos, o PCdoB elevou sua contribuição à política nacional. Teve papel destacado nas grandes jornadas pela redemocratização do país, como na campanha pelas Diretas Já, que levou à derrota da ditadura militar no Colégio Eleitoral. Apesar de contar na época com apenas 6 deputados federais, foi – proporcionalmente – a bancada partidária que mais apresentou emendas na Constituinte de 1988 (1.006 no total). Sua presença institucional fortaleceu as entidades sindicais e populares, e contribuiu no processo de legalização de entidades de massa". (mais ...)
Ingressei no partido em 8 de março de 1982 e evidentemente a minha primeira atividade foi participar das comemorações do Dia Internacional da Mulher, ao lado de companheiras como Gilse, Daciane, Teresinha, Noélia, Noêmia, Aninha Cassiópia e Mariazinha (estas duas últimas também estreavam nas fileiras comunistas). Aqui no PCdoB encontrei, e até reencontrei, além de uma causa nobre, amigos e amigas como poucos eu já havia encontrado na vida, pessoas movidas por uma razão que alimenta todas as emoções que desejamos viver.
terça-feira, 23 de março de 2010
Guernica, drama e emoção
Não existem muitas obras de arte tão dramáticas e tão expressivas quanto Guernica, de Picasso. No quadro, que mede 3,5m por 7,82m, é retratado o resultado do bombardeio da Luftwaffe (força aérea nazista) contra a pequena cidade basca, no dia 26 de abril de 1937, em apoio ao ditador Francisco Franco. Conta-se que em 1940, na Paris ocupada, um oficial alemão perguntou a Picasso se havia sido ele quem tinha feito aquilo. A resposta vei na lata: "Não, foram vocês!".
Lembro de como fiquei impactado ao me deparar com aquele "paredão" no Museu da Rainha Sofia, em Madrid. Não há como não se emocionar. Fiquei um tempo infinito sentado num banquinho olhando pro quadro e quase sentido o sofrimento da população. Há toda uma sala do museu dedicada à Guernica. Além da obra, há inúmeros estudos dos detalhes feitos pelo pintor. Quem for à Espanha, não pode deixar de ir à Madri, e aí tem que testar sua emoção diante dessa obra inacreditável.
Esse vídeo que você vai ver, eu encontrei no Blog do Adeodato - o mais desfocado da internet e que voltou muito melhor ainda - e faz um passeio em 3D, sem precisar de óculos especiais, por dentro de Guernica. Já é um teste na emoção. Emocione-se, se não for incapaz.
segunda-feira, 22 de março de 2010
domingo, 21 de março de 2010
Cabras da peste
Opinião do Padim é que vale
No início do Século XX quem celebrava, batizava, casava e dava muitas ordens no Cariri era o Padre Cícero Romão Batista e sua influência chegava a situações extremas. O avô de um amigo meu que mora em Potengi resolveu casar e foi ao Padim perguntar se ele aprovava aquela decisão. O santo popular não fez nenhuma objeção, o cabra voltou pra sua cidade e anunciou a aprovação. Perguntado o que faria se o padre não tivesse concordado com o casório não vacilou: "Eu ia prum lado e ela pro outro, cada qual ia caçar um ente que tivesse a aprovação do meu padim".
Detalhe relevante: o Padre Cícero não conhecia, nunca havia visto e nunca viu o casal.

Genro macho
Um vaqueiro apaixonou-se por uma moça bonita, mas num tinha aprovação do pai da donzela. A paixão foi mais forte e os dois apaixonados decidiram se casar de qualquer jeito. Invocado com o atrevimento do cabra que tinha roubado o "feito mal" à sua filha o cidadão botou um jagunço pra encontrar o sujeito onde ele tivesse e lhe desse uma surra boa, "pra aprender a respeitar as famílias de bem".
O encontro num demorou nem um dia mas quem levou uma surra foi o jagunço que voltou pro patrão amarrado na cela do cavalo e com o recado pra que deixasse o casal no sossego dele. Admirado com a valentia do sujeito atrevido o sogro mandou o jagunço voltar com um recado:
- Um cabra valente desse jeito tem direito de ser meu genro. Diga a eles que voltem pra casa pra receberem minha benção.
O casal viveu feliz, mas o genro nunca visitou o sogro, apesar desse visitar sempre o casal.
Reforma agrária familiar
Seu Luiz é sogro do neto do avô que foi pedir a benção ao Padre Cícero pra se casar. Numa roda de conversa ele domina completamente a palavra. Numa manhã dessas estávamos tomando um café numa roda de jogadores de palito e ele soltou essa:
- Olhe, quer saber duma coisa? Aqui por essas bandas num tem mais necessidade de fazer reforma agrária, ela já tá feita. Antigamente todo casal num tinha menos que seis filhos, tinha gente que tinha de quinze pra cima. Então, quando o pai morria distribuia as terras dele pra tudo que é filho. Tava feita a reforma agrária.
Taí uma luta que ainda vai exigir muita peleja!
sexta-feira, 19 de março de 2010
Solidão faz mal, ou bem, a Ciro?

Ciro Gomes soltou a língua de novo e dessa vez soltou os cachorros pra cima dos comunistas. Andou falando pra TV Estadão - logo onde, hein? - que não tem "vocação pra PCdoB" e carregou ainda mais dizendo que o PCdoB se "humilha" para ser aliado do PT.
Que o Ciro é boquirroto, todo mundo sabe. Que o Ciro fala mais do que pensa, todo mundo sabe. Que o Ciro, diferente do irmão Cid Gomes, tem muito pouca habilidade quando se trata de construir alianças partidárias e por isso não consegue aliados pra sua pretenção presidencial, todo mundo sabe. Que o Ciro não tem nada de comunista, muito menos vocação pra PCdoB, nem precisava ele dizer, todo mundo já sabia. Agora, partir pra cima do PCdoB pra tentar descaracterizar uma trajetória de 88 anos marcante na história do Brasil, aí não violão! Calma aí, conterrâneo.
Uma coisinha que o PCdoB num tem é arrogância. Nossa enorme ligação com o povo nos ensina que a humildade e a simplicidade devem ser parceiras da vida sempre. Mas a gente aqui num aceita esse tipo de agressão. Se o ex-candadato a vice presidente da UNE duma chapa direitista, ex-procurador da Prefeitura de Sobral, ex-deputado estadual , ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará, ex-ministro do Itamar, ex-candidato a Presidente da República, ex-ministro do Lula, futuro ex-deputado federal, que foi filiado à ARENA, ao PDS, ao PMDB, ao PSDB, ao PPS e, por enquanto, ao PSB, não consegue conviver em aliança, adora o isolamento, num venha partir pra cima do PCdoB, que faz exatamente o contrário dele. Sua longa trajetória nem sempre é exemplo e nem por isso o PCdoB deixou de se juntar à Ciro em algumas batalhas, como no Projeto de Transposição de Águas do São Francisco e este ano na tentativa de unir 9 partidos para apoiar sua candidatura ao governo de São Paulo. Ele sabe muito bem que "suas palavras não correspondem aos fatos", mas a pouca aceitação de suas ideias na atual conjuntura mexeu com o Ciro e ele parece que saiu do eixo, perdeu as estribeiras.
Essa nova queimada de língua do Ciro não faz mal ao PCdoB, mas afeta muito a vida dele, como o próprio saberá. A vida segue, cabra, os comunistas reagem em defesa do partido, mas não vamos fazer o mesmo que você, agredindo, mas seguindo firme, integrado de maneira altiva ao projeto de transformação que o Brasil vive, que você pode ajudar muito mais. A caravana segue, Ciro, queira você ou não.
Falam alguns comunistas:
Walter Sorrentino
Enfim, são coisas de falta de eixo, de alguém que optou por xingar a todos – exceto Lula e Aécio. Ele chega, segundo o Estadão, a pôr em dúvida até a integridade de seu próprio partido que poderia ser “constrangido [por Lula] a não lhe dar legenda” para a pretendida candidatura presidencial. Arrisca-se a arrastar seu próprio partido ao isolamento.
Ninguém é candidato a vice; então imaginem só se o fosse. Ciro parece vítima do síndrome do escorpião que o acomete: pela natureza, vai falar mais do que devia. Às vezes, com o fígado.
mais...Nivaldo Santana
Haverá a terceira margem do rio? Para viabilizar suas ambições presidenciais, Ciro precisa desmontar um cenário em consolidação de eleição plebiscitária. Essa é a única motivação para suas críticas à ampla coalizão partidária em torno da pré-candidata Dilma. O resto são palavras, palavras, palavras…
mais
quinta-feira, 18 de março de 2010
Como se vestem os comunistas

"Pois bem, nosso Programa de 1962 tinha caráter revolucionário, porém aos olhos dos nossos simpatizantes quase que consistia numa genérica declaração de intenções. E para mim sobrava a tarefa de explicá-lo... Invariavelmente minha vinha à mente o verso do samba de Noel “Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?”
Num é favor nenhum meu dizer o que Luciano Siqueira, atualmente vereador de Recife pelo PCdoB, é um dos caras com maior clareza das ideias do partido e que melhor sabe trasmiti-las. Já disse isso pra ele e quem quiser conferir leia toda quinta feira sua coluna no portal Vermelho, acompanhe seu blog ou leia O Vermelho é Verde e Amarelo, o seu livro que eu conheço, ou o outro, “Como o Lírio que brotou do telhado”, que eu ainda não conheço, mas deve ser muito bom.
Pois ao falar do Programa Socialista do nosso partido o Luciano provoca o leitor de tal modo que se o cabra não correr atrás pra conhecer o que pensam e o que querem os comunistas brasileiros, é porque num quer nada mesmo ou pelo menos nem curiosidade tem. Leia aqui o artigo todo e se quiser ler o programa todo clique bem aqui.
São Pedro chegou antes de São José
Na madrugado de ontem pra hoje São Pedro resolveu "dar um traço" em São José e abriu as torneiras lá por cima. Num sei se foi no Ceará inteiro, mas no Cariri, mais precisamente em Juazeiro do Norte, o toró foi tão grande que fechou o aeroporto. Resultado: fiquei mais de três horas dentro dum avião que ia pra terra do Padim Ciço esprando a chuva passar. Foi tempo prum cochilo, pra leitura e pra uma boa conversa com um prefeito da região, que se estendeu ao longo da viagem a vai render uma nova blogagem.
Escutei falar que a chuva chegou mais cedo por aqui, choveu até granizo - fico imaginando certos boêmios com um copo numa mão aparando gelo e uma garrafa de whisky noutra - e o clima tá até gostoso, em comparação com o calorão de Fortaleza. Como nosso povo gosta de ver o tempo bonito pra chuver, aproveitei pra registrar o sol chegando no meio de muitas nuvens. Fico por aqui até domingo e espero aproveitar bem esses dias de trabalho nessa região que eu gosto muito.
quarta-feira, 17 de março de 2010
Papo cabeça
- Pai, sabe que algumas pessoas deviam ficar caladas?
- Por que filho?
- Porque nem tudo que dizem é verdadeiro, bom e útil.
- É verdade, filho. De onde você tirou essa ideia?
- Não é minha pai, é do Sócrates.
- E onde você aprendeu isso?
- No livro do colégio Fábulas Filosóficas.
sexta-feira, 12 de março de 2010
Joe Cocker é muito bom
A primeira lembrança que me vem à cabeça quando se fala de Joe Cocker é a incomparável interpretação que ele fez de With A Little Help From My Friends no Festival de Woodstock. Acho que até os Beatles achavam que ele os superou. Só que o cara tem muitas outras interpretações magníficas como essa aí de Whiter Shade of Pale, música da banda Procol Harum, mas tem umas 40 versões diferentes e muito bacanas. Annie Lennox - belíssima versão -, Willie Nelson, Bonnie Tyler, Richard Clayderman e Sarah Brightman tocaram e cantaram esse clássico. Curta o velho Joe e diga se eu num tô certo.
Dica boa
Nesse vídeo aí tem uma dica legal pra quem mora em lugares de clima agradável, como Sobral e adjacências, onde, de vez em quando, tem-se que usar um agasalho e este pode ser transformado numa bolsa pra levar seu notebook.
Fonte: Blog Byte que eu gosto
Sem Glauco

Morte do Glauco repercute. Veja aqui.
quinta-feira, 11 de março de 2010
A Turma do Catatau

Pois bem, deixando de lado esse papo "geodemográfico", os instigados cearenses tão botando é pra moer. O Fergus, amigo querido que "renasceu" nas cinzas, me mandou um email sobre o que o povo por aí tá achando da banda do Catatau, do Rian, do Régis, do Dustan, do Clayton e do Kalil. Dê uma espiadinha:
GUIA DA FOLHA DE SÃO PAULO
Júri convidado elege os melhores de 2009
O Guia reuniu jornalistas e personalidades para escolherem os eventos e as inaugurações mais marcantes da temporada. Artistas que passam longe do "mainstream" conquistaram os fãs de música, que deram o primeiro lugar ao grupo Cidadão Instigado entre as performances nacionais.
1º Cidadão Instigado
2º Céu
3º Marcelo Jeneci Stop Play Moon
ROLLING STONE MAGAZINE – MELHORES DE 2009
2 Cidadão Instigado - Uhuu! Independente
3 Erasmo Carlos - Rock 'n' Roll Coqueiro Verde
4 Arnaldo Antunes - Iê Iê Iê Rosa Celeste
5 Móveis Colonias de Acaju - C_mpl_te Trama
6 Black Drawing Chalks - Life Is a Big Holiday for Us Monstro Discos
7 Mariana Aydar Peixes Pássaros Pessoas Universal Music
8 Lucas Santtana - Sem Nostalgia YB/ Diginóis
9 Wado Atlântico Negro Independente
10 Mallu Magalhães Mallu Magalhães Agência de Música/Sony11 Ney Matogrosso Beijo Bandido EMI
12 Caetano Veloso Zii e Zie Universal Music
CRÍTICA ELEGE OS MELHORES DE 2009 DO PRÊMIO UIRAPURU
MELHOR ÁLBUM
3. OTTO - CERTAS MANHÃS ACORDEI DE SONHOS INTRANQUILOS
4. CÉU - VAGAROSA
5. ROMULO FRÓES - NO CHÃO SEM O CHÃO
6. ARNALDO ANTUNES - IÊ IÊ IÊ
7. RODRIGO CAMPOS - SÃO MATEUS NÃO É UM LUGAR ASSIM TÃO LONGE
8. PULLOVERS - TUDO QUE EU SEMPRE SONHEI
9. ALESSANDRA LEÃO - DOIS CORDÕES
10. CLUBE DO BALANÇO - PELA CONTRAMÃO
MELHOR BANDA
1. CIDADÃO INSTIGADO
3. NAÇÃO ZUMBI
4. MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU
5. PULLOVERS
6. CLUBE DO BALANÇO
6. JUMBO ELECTRO
8. +2
9. SOBRADO 112
10. MACACO BONG
MELHOR SHOW
1. CIDADÃO INSTIGADO
3. LUCAS SANTTANA
4. NAÇÃO ZUMBI
MELHOR LETRISTA
1. ARNALDO ANTUNES (Pequeno Cidadão)
2. OTTO
3. RODRIGO CAMPOS
4. FERNADO CATATAU (Cidadão Instigado)
5. LUIZ VENÂNCIO (Pullovers)
MELHOR COMPOSITOR
1. FERNANDO CATATAU (Cidadão Instigado)
3. CÉU
4. OTTO
5. LUCAS SANTTANA
MELHOR GUITARRA
1. FERNANDO CATATAU (Cidadão Instigado, Céu, Otto)
3. PEDRO SÁ (Caetano Veloso)
4. RÉGIS DAMASCENO (Cidadão Instigado)
MELHOR BAIXO
1. RAFAEL TOLOI (OBMJ)
2. RIAN BATISTA (Cidadão Instigado)
3. DENGUE (Nação Zumbi, Céu)
4. KASSIN (+2)
5. LUCAS MARTINS (Céu)
MELHOR BATERIA
1. CURUMIN (Arnaldo Antunes, Céu, Romulo Fróes)
2. PUPILO (Nação Zumbi, Céu)
3. EDUARDO SALMASO (Clube do Balanço)
4. CLAYTON MARTIN (Cidadão Instigado)
4. FÁBIO LUCHS (OBMJ)
segunda-feira, 8 de março de 2010
Uma gente que ri
sábado, 6 de março de 2010
Mike, um sarro cultural
E que tal dar uma boa relaxada? Você lembra da música Love Hurts, do Nazareth, um sucesso total nos anos 70/80? Pois curta aí uma versão legendada interpretada por Mike de Mosqueiro, uma cantar de rua lá de Belém. É um sarro total! Acho que msmo sem se tocar ele curte com essa de aculturação, invasão cultural. Pode rir à vontade.
Direita racista e descarada
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura… se é verdade
Tanto horror perante os céus?!
Ó mar, por que não apagas
Co’a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?…
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!”
(Navio Negreiro, Castro Alves)
Era só o que faltava. A escravidão é culpa dos negros
Por Renata Mielli
Primeiro achei que podia ter lido errado. Reli e não pude acreditar na capacidade dos conservadores em produzir e reproduzir, a cada novo dia, novas teses para manter e ampliar o preconceito. Pior, para impedir a ascensão social de um segmento tão penalizado pelas políticas de uma sociedade dirigida pelos ‘brancos de olhos azuis’, como diria o presidente.
Pois é, o DEM – cujo apelido certeiro de demo vai se justificando cada vez mais – defendeu nesta quarta-feira, durante a audiência pública do Supremo Tribunal Federal realizada para debater o sistema de cotas raciais na universidade, que a culpa da escravidão é dos negros.
Demóstenes Torres, senador do DEM por Goiás, diz que o sistema escravista só existiu porque “a África subsaariana forneceu escravos para o mundo antigo, para o mundo islâmico, para a Europa e para a América”. Intercalou em seu raciocínio um comovido “lamentavelmente”, para completar afirmando que eles “não deveriam ter chegado aqui na condição de escravos, mas chegaram”.
Ora, vejam vocês a que nível de perfidez chega a mente humana. Uma vez, um amigo me disse que o homem é capaz de elaborar as mais complexas teses para justificar suas atitudes, não importa elas quais sejam. Olha aí!
O raciocínio de Demóstenes tentar validar a sua atitude preconceituosa, dizendo que a culpa da escravidão é dos negros, o homem branco nenhuma responsabilidade tem nisso e, portanto, reza a lógica cartesiana que não há motivos para se criarem políticas públicas de reparação social para tirar todo um povo da condição socioeconômica que a história lhes legou.
Se chegaram aqui como escravos, saídos de lá nesta condição ou não, isso não exime o Estado brasileiro da responsabilidade pela marginalização e pela violência cometida contra aqueles que chegavam aos milhares nos navios negreiros, seus filhos, netos, bisnetos e toda uma geração que continua sendo hostilizada porque não possuí a pela alva das elites.
O julgamento da inconstitucionalidade das cotas, movido a partir de ação do DEM, alega que as cotas para negros e afrodescendentes para ingresso no ensino superior fere o princípio da igualdade.
Que igualdade, cara-pálida? A social, que divide as pessoas entre as que moram nos edifícios de luxo e são na sua grande maioria brancas, e as que vivem nas favelas em condições sociais sofríveis e são na sua maioria negros e descendentes de negros? Ah! talvez ele esteja se referindo a igualdade na formação educacional, que as crianças e jovens recebem nas escolas para se prepararem antes de entrar na universidade. Certo. Ai há também muita igualdade de condições, já que os ricos estudam em escolas de elite com professores escolhidos à dedo e ensino de alta qualidade, contra a educação oferecida aos pobres, em escolas públicas abandonadas pelo Estado, sem infraestrutura básica, como cadeiras nas salas de aula.
É gente, há mesmo muita igualdade de condições para se chegar à universidade. Desculpe senador, só não vê quem quer.
Fonte Blog Janela Sobre a Palavra“Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!”
(idem)
Veja A Queda, versão brasileira
Fonte: Portal Vermelho
sexta-feira, 5 de março de 2010
Solidariedade faz bem

Alguns protestam numa clara demonstração de espírito mesquinho. Outros, por desconhecimento da realidade. Outros mais, apenas porque a ajuda financeira destinada ao Haiti é uma iniciativa do Governo Lula. Em plena campanha presidencial, a tropa conservadora enxergou no episódio a chance de faturar dividendos políticos. E passou a explorar demagogicamente a situação, impressionando os parvos com argumentos de lamentável mediocridade: "Aqui também tem pobreza...".
Sim, aqui também existe pobreza. Aliás, ela nunca foi tão combatida. Nenhum governante tem mais autoridade moral para prestar solidariedade a outros países do que o presidente Lula, em cuja gestão 20 milhões de brasileiros saíram da condição de miséria. Sob seu comando, o País se tornou a nona economia mundial, com PIB de quase US$ 2 trilhões. Retirar US$ 100 milhões para ajudar o Haiti representa tanto quanto subtrair um copo d-água da lagoa de Parangaba. Embora represente muito para os haitianos.
Agora, diante da catástrofe que se abateu sobre o Chile, vai-se reproduzir a cantilena mão-de-vaca? & "Aqui também tem pobreza...". Sabe-se que a Bolívia, país pobre, já destinou ajuda aos vizinhos chilenos, um povo que, até recentemente, ia muito bem de vida, navegando na economia mais sólida do continente. É assim que funciona a ajuda humanitária internacional. No momento em que aflora uma catástrofe com a dimensão das que castigaram o Haiti e o Chile, não se trata de agarrar-se a sentimentos provincianos e recolher-se à contemplação dos próprios problemas (dificuldades, todos têm). A hora será de se afirmar como cidadão do mundo, sensível diante do sofrimento humano. O planeta, afinal, é muito pequeno para que se queira compartimentar o território da solidariedade.
Não se pode permitir que a avareza, a ignorância ou interesses políticos mesquinhos venham tolher o gesto fraterno. Embora saibamos, desde Voltaire, que "é difícil libertar os tolos das amarras que eles veneram".
quarta-feira, 3 de março de 2010
Cantando a vida do povo
Sábado passado, enquanto aguardávamos, numa casa de shows da Vila Madalena, em São Paulo, o início do show de uma banda de black music, o trilegal camarada Clomar Porto, muito sacador de comunicação e música boa, me fez escutar pela primeira vez o nome de Gil Scott-Heron. O cara tá na estrada há muito tempo, faz um som muito legal, fez uma pausa longa na carreira e voltou pra continuar falando sobre a vida do povo em forma de música. Esse é um vídeo muito bacana e vale a pena curtir até o fim.
Tucano quer café com tapioca

O governador Aécio Neves propôs que o Tasso Jereissati fosse candidato a vice do José Serra, numa chapa pura dos tucanos. Eu acho que o mineiro está certo. Essa é uma solução para aquele ninho de desespero em que se transformou o PSDB, principalemente depois que o Data Folha mostrou o chamado empate técnico entre Serra, com 34%, e Dilma, com 28%. Já que o neto do Tancredo Neves não topa juntar seu leite com o café do governador paulista, sugeriu a tapioca do galego.
Olhe só, apesar da Dilma ter tirado parte da diferença que a separa do Serra no Sul e no Sudeste, nessas duas regiões o tucano ainda pode segurar uma boa parte dos votos, nem que seja pra garantir um empate com a candidata do Lula. Ali pelo Sul Maravilha ainda tem muita gente que não percebeu o grande avanço que o Brasil tá vivendo e assim acaba engabelada pela lorota tucana. O problema do PSDB e sua tropa é pro lado de cá. Por aqui a vida não tá fácil pra essa turma que tá agoniada por correr o risco de ficar mais quatro anos longe do máquina governamental que tanto lhe serviu. Taí a condenação do Byron Queiróz e sua gangue, que passou oito anos no Banco do Nordeste, surrupiando o dinheiro do povo, pra mostar como esse povo gosta de coisa estatal, apesar de falar tanto em privatização.
O Data Folha demonstra que, em todo o Brasil, Serra perdeu 5% e Dilma conquistou o mesmo percentual de votos. Já no Nordeste a diferença fez foi crescer, mas foi pró-Dilma. Em dezembro ela tinha 3% a mais que Serra, pois agora a diferença aumentou pra 14%. E quem pode salvar a tucanalha? Ele, somente ele, o Galeguin do Zói Azul. Se o povo tá querendo continuidade, Tasso entende de mudança, ou pelo menos foi o que prometeu pro Ceará. Se o Governo Lula é um aliando dos países em desenvolvimento e pobres, faz política voltada para ampliar as relações do Brasil com outras nações, o Galego é um homem dos Isteites, de confiança das múltis, capaz de botar o país de volta nos "trilhos certos" de subserviência e de costas para a soberania nacional. Ele é o "cara deles" e se o povo brasileiro perder o juízo elegendo os tucanos, quem sabe Tasso, depois de ser vice, acaba chegando a presidente?
Como é que é, Tasso, vai encarar? Vamos ver quem é de silicone? Quem de fato tem ideias pro Brasil do futuro? Ao invés de tentar se eleger nas costas do Cid Gomes e ficar fazendo discurso no Senado, que tal encarar uma eleição pra valer, de peito aberto? Venha pra essa briga, Galego. Tope encarar o povo brasileiro. Quero ver se tem tanta coragem assim.
terça-feira, 2 de março de 2010
Sobral 2018

Outro dia eu fui assistir, com meu filho Guilherme, a um filme num cinema do Shopping Iguatemi - em Fortaleza só restou o belo Cine São Luiz fora de shopping, mas tá muito precário - e vi por lá uma pista de patinação no gelo. Aquilo ficou na minha mente. Ora, onde já se viu em pleno Ceará uma pista de gelo.? Pensei, pensei, e conclui que chegou a vez de Sobral.
Pra mim a participação de um atleta nascido em Sobral nos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver, mesmo que competindo pela França, era o sinal de que a Princesa do Norte deveria se candidatar a sede dos Jogos de 2018. Por que não?
Claro que será necessário o empenho mais amplo de todos os sobralenses, e mais ainda, de todos os brasileiros. Claro que teremos que buscar o apoio de muita gente importante que poderia apoiar um evento num lugar aparentemente inusitado. Claro que deveremos ampliar a área para a sede e incluir toda a Serra da Meruoca e cidades vizinhas. Deveremos pensar, timtim por timtim, numa forma criativa de construir esse projeto, mas ele pode significar um grande impulso para que a Metrópole continue a crescer e se desenvolver muito. Isto será muito importante para o Ceará e o próprio Brasil, que dois anos antes sediará as Olimpíadas de Verão. Alguém poderia me perguntar por que não pleitear os Jogos de Verão, já que Sobral tem um clima mais apropriado. Mas aí a gente ia criar mais uma frustração pros cariocas. Além do mais, se todo sertanejo é um forte, todo sobralense é invocado, gosta é de desafios. Assim vamos buscar o que parece impossivel.
Na verdade Sobral sediará o evento, mas em parceria com outras cidades próximas, como Meruoca, Alcântaras e Massapê. Isso porque as competições de esqui aconteceriam
Em Sobral as disputas principais acontecerão no Complexo do Ginásio Poliesportivo, que será ampliado, e também nas quadras dos diversos colégios e dos bairros. O Juncão sediará a abertura e o encerramento, mas lá também serão realizadas as disputas de hóquei. Para tanto o estádio passará a ter cobertura e, evidentemente, aclimatação apropriada.
As solenidades de abertura e encerramento serão organizadas com apoio das academias de dança da cidade e terá participação de alunos das escolas públicas. A música tema será composta pelo João Rodr

Bom, mas você deve estar com vontade de me perguntar como transformar aquele calor intenso de Sobral num frio alpino. Muito simples, em primeiro lugar serão os primeiros jogos de inverno em que o clima somente estará frio nos locais de competição. Para isso todas as fábricas de picolés, sorvete e gelo receberão financiamento a juros muito baixos para ampliar o produção e assim ajudar na refrigeração dos ginásios e quadras. Depois das Olimpíadas a cidade passará a ser um dos maiores polos de produção do melhor sorvete do mundo, assim como a fria Suiça produz o melhor chocolate.
Essas são algumas ideias iniciais e a cidade espera contar com a contribuição de todos que desejarem promover os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno do Hemisfério Sul. Você topa viajar nessa loucura? Você até poderá entrar numa fria, mas vai se divertir pracarai...
Aidentrun, Guarany!

Antes de embarcar liguei pro meu irmão Luciano e ele disse que o Fortaleza havia empatado e tudo ia se resolver nos penalties. Pois é, nem deu tempo embarcar e minha alegria se foi. Os cabras deixaram a vitória escupulir e lá se foi o título. Foi lamentação de todo jeito.
Hoje pela manhã recebi uma ligação do amigo Eugênio Cruz, o Pequeno Onze - aniversariamos no mesmo dia 11 de junho e sendo assim eu sou o Grande Onze, por conta duns 20cm a mais - lamentoso e prometendo que o Ceará dele ia vingar meu Guarany. Mas antes de desligar ele falou as três razões do folclore futebolístico que carregaram o título do Bugre Sobralense:
1. Quem não faz leva, né Valdir Papel?
2. Não se mexe em time que tá ganhando, né técnico Neto Maradona?
3. O jogo só acaba quando termina, né time inteiro?
Como diz uma amiga que quero muito bem: "Aidentrun, Guarany!"
Lançamento do Serra
