sexta-feira, 19 de março de 2010

Solidão faz mal, ou bem, a Ciro?


Ciro Gomes soltou a língua de novo e dessa vez soltou os cachorros pra cima dos comunistas. Andou falando pra TV Estadão - logo onde, hein? - que não tem "vocação pra PCdoB" e carregou ainda mais dizendo que o PCdoB se "humilha" para ser aliado do PT.

Que o Ciro é boquirroto, todo mundo sabe. Que o Ciro fala mais do que pensa, todo mundo sabe. Que o Ciro, diferente do irmão Cid Gomes, tem muito pouca habilidade quando se trata de construir alianças partidárias e por isso não consegue aliados pra sua pretenção presidencial, todo mundo sabe. Que o Ciro não tem nada de comunista, muito menos vocação pra PCdoB, nem precisava ele dizer, todo mundo já sabia. Agora, partir pra cima do PCdoB pra tentar descaracterizar uma trajetória de 88 anos marcante na história do Brasil, aí não violão! Calma aí, conterrâneo.

Uma coisinha que o PCdoB num tem é arrogância. Nossa enorme ligação com o povo nos ensina que a humildade e a simplicidade devem ser parceiras da vida sempre. Mas a gente aqui num aceita esse tipo de agressão. Se o ex-candadato a vice presidente da UNE duma chapa direitista, ex-procurador da Prefeitura de Sobral, ex-deputado estadual , ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará, ex-ministro do Itamar, ex-candidato a Presidente da República, ex-ministro do Lula, futuro ex-deputado federal, que foi filiado à ARENA, ao PDS, ao PMDB, ao PSDB, ao PPS e, por enquanto, ao PSB, não consegue conviver em aliança, adora o isolamento, num venha partir pra cima do PCdoB, que faz exatamente o contrário dele. Sua longa trajetória nem sempre é exemplo e nem por isso o PCdoB deixou de se juntar à Ciro em algumas batalhas, como no Projeto de Transposição de Águas do São Francisco e este ano na tentativa de unir 9 partidos para apoiar sua candidatura ao governo de São Paulo. Ele sabe muito bem que "suas palavras não correspondem aos fatos", mas a pouca aceitação de suas ideias na atual conjuntura mexeu com o Ciro e ele parece que saiu do eixo, perdeu as estribeiras.

Essa nova queimada de língua do Ciro não faz mal ao PCdoB, mas afeta muito a vida dele, como o próprio saberá. A vida segue, cabra, os comunistas reagem em defesa do partido, mas não vamos fazer o mesmo que você, agredindo, mas seguindo firme, integrado de maneira altiva ao projeto de transformação que o Brasil vive, que você pode ajudar muito mais. A caravana segue, Ciro, queira você ou não.

Falam alguns comunistas:

Walter Sorrentino

Enfim, são coisas de falta de eixo, de alguém que optou por xingar a todos – exceto Lula e Aécio. Ele chega, segundo o Estadão, a pôr em dúvida até a integridade de seu próprio partido que poderia ser “constrangido [por Lula] a não lhe dar legenda” para a pretendida candidatura presidencial. Arrisca-se a arrastar seu próprio partido ao isolamento.

Ninguém é candidato a vice; então imaginem só se o fosse. Ciro parece vítima do síndrome do escorpião que o acomete: pela natureza, vai falar mais do que devia. Às vezes, com o fígado.

mais...

Nivaldo Santana

Haverá a terceira margem do rio? Para viabilizar suas ambições presidenciais, Ciro precisa desmontar um cenário em consolidação de eleição plebiscitária. Essa é a única motivação para suas críticas à ampla coalizão partidária em torno da pré-candidata Dilma. O resto são palavras, palavras, palavras…

mais

Um comentário:

Vicente Adeodato disse...

Inácio,

Tenho um cunhado advogado, que estudou com o Ciro, que diz pra todo mundo: "O Ciro é o maior 'porraloca' que eu conheço".

Eu concordo plenamemente!