O Primeiro de Maio despertou muito a criatividade. Além dos blog que cito na postagem abaixo, recebi um email da Moema Cavalcanti, uma talentosa quitutueira da cozinha e das artes gráficas, com uma bela denúncia contra o trabalho infantil. Todo domingo, e algumas vezes em qualquer dia da semana, Moemita brinda seus amigos e amigas com um email intitulado "Presentinho de Hoje", onde ela destila sua inesgotável criatividade. Deste vez ela enviou no sábado, com fotos como essas aí, de crianças trabalhando, e o o seguinte texto: "Hoje não é Dia do Trabalho. Enquanto houver exploração de mão de obra infantil, não há o que comemorar". Eu apenas discordo de que não há o que comemorar porque acho que há muitos avanços nas lutas dos trabalhadores e do povo, inclusive contra a exploração do trabalho infantil. Mas também acho que o Primeiro de Maio é dia de reafirmar compromissos com bandeiras fundamentais dos trabalhadores como a redução da jornada de trabalho e a própria luta contra a exploração da meninada. Mas o importante é que Moema, num gesto de muita sensibilidade e criatividade, certamente inspirada tamém pelos ideais de seu pai, o comunista pernambucano Paulo Cavalcanti, alerta para mais essa praga do capitalismo.
Além das fotos, Moema recomenda que se curta esse vídeo do grupo Palavra Cantada junto com o Arnaldo Antunes, que cantam a música "Criança não Trabalha".
2 comentários:
Inácio, sempre é uma delícia visitar o seu blog. O problema da exploração do trabalho infantil é uma das coisas mais terríveis do capitalismo. É preciso não olhar para isso como se fosse algo comum. E, a música da palavra cantada é uma maneira singela de mostrar isso. Eu adoro o trabalho deles!Bjs
Creio que é mais uma mal do Capitalismo!Enfim...é cansativo ver, saber e conviver com tudo isso mas devagar a gente vai mudando, repensando, interagindo, se agilizando.
Postar um comentário