terça-feira, 30 de novembro de 2010

De onde vem a favela?

A origem da favela é Os Sertões
Favela agora virou comunidade? O morro, tão decantado pelos sambistas do Rio também mudou de nome pra comunidade? A primeira vez que vi essa nova nomenclartura foi na transmissão dos desfiles das escolas de samba do lá do Rio de Janeiro, quando a minha agora camarada deputada Leci Brandão passou a usar a expressão comunidade. Acho que a mudança tem um pouco a ver com certa ideia de que favela é denominação pejorativa, principalmente por conta da violência e talvez da precariedade das moradias. Aqui mesmo em Fortaleza já tem lugares que também não querem mais ser chamados de favela. Exemplo mais conhecido é a Comunidade Maravilha, onde o povo saiu da lama e hoje tem morada digna e uma urbanização de respeito.

Mas e o nome favela, de onde veio? Do sertão nordestino. Ou melhor, de Os Sertões, obra épica de Euclides da Cunha, que tem como pano a experiência de organização social e política comandada pelo cearense Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antonio Conselheiro. No site Favela tem Memória encontrei um relato de como foi essa história e baixo transcrevo parte dele.

Tanto a origem do nome Favela quanto Providência remetem à Guerra de Canudos, travada entre tropas republicanas e seguidores de Antônio Conselheiro no sertão baiano. Favela era o nome de um morro que ficava nas proximidades de Canudos e serviu de base e acampamento para os soldados republicanos. Faveleiro é também o nome de um arbusto típico do sertão nordestino. O então jornalista e escritor Euclides da Cunha descreveu assim o morro da Favela no seu livro Os Sertões, sobre a Guerra de Canudos:


Euclides da Cunha
"O monte da Favela, ao sul, empolava-se mais alto, tendo no sopé, fronteiro à praça, alguns pés de quixabeiras, agrupados em horto selvagem. À meia encosta via-se solitária, em ruínas, a antiga casa da fazenda (...). O arraial, adiante e embaixo, erigia-se no mesmo solo perturbado. Mas vistos daquele ponto, de permeio a distância suavizando-lhes as encostas e aplainando-os... davam-lhe a ilusão de uma planície ondulante e grande".


Quando os soldados desembarcaram no Rio após a sangrenta e vitoriosa campanha contra os seguidores de Antônio Conselheiro, o Morro da Favela era tomado por uma vegetação rasteira. Segundo relatos, entre os arbustos da região eles poderiam ter encontrado o mesmo faveleiro típico do sertão, daí a inspiração do nome. A pesquisadora Sônia Zylberberg, autora do livro Morro da Providência: Memórias da Favella, no entanto, não acredita nessa hipótese. Segunda ela, o solo do morro carioca é bastante diferente do encontrado no sertão baiano.


A antropóloga Alba Zaluar lembra que na virada do século já existiam barracos parecidos com os da Favela em outros morros do Rio de Janeiro. Organizadora do livro Um século de favela, junto com o historiador Marcos Alvito, ela explica o porquê do termo ter virado sinônimo de comunidade carente. "As pessoas olhavam, viam as casas de zinco parecidas com as do morro do Centro e também chamavam de favela. Resultado: favela virou substantivo", diz. 


O nome Favela continua a ser usado até hoje por moradores antigos. A primeira associação de moradores da comunidade, por exemplo, fundada nos anos 60, ainda adota em seus estatutos o nome oficial de Associação Pró-Melhoramento do Morro da Favela.

Um comentário:

Anônimo disse...

Companheiro Carvalho, preciso falar contigo urgente. Vamos nos reunir, eu, Deodato Ramalho e outros para falar sobre o Encontro de Blogueiros Progressistas no Estado do Ceará. Atenciosamente, Daniel Pearl Bezerra - editor geral do Blog da Dilma e Desabafo Brasil. Fones: 32818675 ou 81629695 - por volta das 16 horas em diante.
E-mail: blogdadilma13@gmail.com