terça-feira, 9 de novembro de 2010

Fernando Haddad dá, com jeito, um jeito na Globo

Tenho visto um fuzuê danado sobre o problema ocorrido com uma pequena parcela das provas do ENEM. Aqui no Ceará um dos reluzentes representantes do ministério público federal achou luz numa ação contra a prova e brilhou junto com uma mui disposta juíza, conseguindo anular liminarmente o exame. Isso foi o suficiente pra mídia "venal e golpista", nas palavras do Messias Pontes, fazer um alarde danado e tentar, mais um vez, criar dificuldades para essa iniciativa democrática do Governo Lula que visa facilitar o ingresso na universidade. Não me lembro de ter visto nenhuma matéria explicando o que aconteceu exatamente e quais as consequências, até ver essa entrevista muito esclarecedora do Ministro da Educação,  Fernando Haddad, que com jeito e discreção deixou os apresentadores do Bom Dia Brasil gaguejando e até sem palavras pra atacar o ENEM. Sugiro que você assista, mas já vou logo lhe pedindo desculpar por lhe pedir que você assista o Alexandre Garcia, na Globo, tentando atingir as conquistas do Brasil. Mas no final você vai até me agradecer.

Um comentário:

Anônimo disse...

De fato, o Ministro mostrou muita segurança, altivez e uma postura contraditória em relação à Globo, o que faz muito bem aos nossos olhos, ouvidos e ao 'fundo d'alma'.
Citando um caso concreto: conheço uma jovem que foi prejudicada nos dois vestibulares anteriores da UFC: na primeira, por ter feito a prova em uma sala vizinho a uma pocilga, o que lhe provocou uma crise de espirros; na segunda, por um erro na correção que chegou inclusive às barras judiciais, em vão, por conta de uma tal "autonomia didático-científica" da Universidade, não passou por um ponto; e agora, na terceira oportunidade, sua prova amarela vem faltando 4 questões, quando se sabe que no concorrido vestibular pra Medicina, 1 (uma) questão faz diferença. Como estará a cabeça dessa jovem? Enfrentará uma nova prova com estabilidade emocional, sabendo de concorrentes que já atingiram 90% dos pontos? Isonomia seria uma nova prova para todos. Essa tal TRI, como o próprio nome já diz, é só Teoria; na prática, a coisa é diferente.