sexta-feira, 20 de novembro de 2009

De olho na comunicação

Começa daqui a pouco, e vai rolar durante o fim de semana, a I Conferência Etadual de Comunicação do Ceará. Num foi fácil fazer essa danada acontecer. Há muito tempo dezenas de organizações sociais ( entidades sindicais, estudantis, comunitárias, juvenis, entre outras; partidos políticos, ONGs, etc e tal) constituiram a Comissão Pró-Conferência (CPC/CE), que se reuniu e mobilizou muito pra que essa conferência acontecesse. Nas últimas semanas a coisas andou pegando com os empresários, que diante da riqueza do debate ocorrido a partir da realização das conferências municipais e estaduais, perceberam que o esforço feito por eles não foi suficiente para sufocar o que a jornalista Cristiane Bonfim, em declaração ao Vermelho/CE, chamou de "demanda reprimida". Sem subterfúrgios tentaram conter a CONECOM/CE e ainda acha que podem tentar alguma gracinha. O esforço foi mesmo em vão. Tem mais de 900 pessoas inscritas e imagino que pelo menos 500 vão participar mesmo.

O debate promete e quem não puder ir lá vai poder acompanhar pela TV UMLAW, que é uma tv-web da União dos Moradores de Luta do Álvaro Weyne, ou pelo Agência Catavento Jovem de Notícias, que vão cobrir ao vivo e onlaine.

Infelizmente as regras que vieram lá da Comissão Organizadora da Conferência Nacional desestimulam o debate na medida em que nada poderá ser aprovado. Essa foi mais uma manobra dos empresários. Mas não faltaram propostas e eu, com mais um monte de gente, vamos lá defender as ideias apresentadas pelo Portal Vermelho que são frutoi de um debate que estamos fazendo há muito tempo e por isso contém ideias de vários segmentos que ao longo do tempo foram amadurecidas e agora sintetizadas em sete pontos principais:

1-Pelo fortalecimento do sistema público de comunicação
2-Regulamentar as concessões públicas ao setor privado
3-Programa nacional de incentivo à radiodifusão comunitária
4-Políticas públicas de inclusão digital - banda larga para todos
5-Revisão dos critérios da publicidade oficial
6-Participação democrática da sociedade
7-Por um novo marco regulatório para o setor

É isso aí, vamos ao debate, que com certeza será mesmo muito interesante, muito rico e de grande importância pra democracia e mesmo pra evolução social do Brasil.



Clique aqui e leia os detalhes das propostas vermelhas.

Nenhum comentário: