terça-feira, 23 de março de 2010

Guernica, drama e emoção



Não existem muitas obras de arte tão dramáticas e tão expressivas quanto Guernica, de Picasso. No quadro, que mede 3,5m por 7,82m, é retratado o resultado do bombardeio da Luftwaffe (força aérea nazista) contra a pequena cidade basca, no dia 26 de abril de 1937, em apoio ao ditador Francisco Franco. Conta-se que em 1940, na Paris ocupada, um oficial alemão perguntou a Picasso se havia sido ele quem tinha feito aquilo. A resposta vei na lata: "Não, foram vocês!".

Lembro de como fiquei impactado ao me deparar com aquele "paredão" no Museu da Rainha Sofia, em Madrid. Não há como não se emocionar. Fiquei um tempo infinito sentado num banquinho olhando pro quadro e quase sentido o sofrimento da população. Há toda uma sala do museu dedicada à Guernica. Além da obra, há inúmeros estudos dos detalhes feitos pelo pintor. Quem for à Espanha, não pode deixar de ir à Madri, e aí tem que testar sua emoção diante dessa obra inacreditável.

Esse vídeo que você vai ver, eu encontrei no Blog do Adeodato - o mais desfocado da internet e que voltou muito melhor ainda - e faz um passeio em 3D, sem precisar de óculos especiais, por dentro de Guernica. Já é um teste na emoção. Emocione-se, se não for incapaz.

Um comentário:

QuebraCabeça ou EsteLadoParaCima disse...

Que belo video!

Essa semana algumas cidades da espanha tiraram de suas praças públicas estátuas do "generalissimo" Franco, ditador fascista que massacrou o país por 35 anos. Bom, antes tarde do que nunca!