sexta-feira, 2 de julho de 2010

Continuar mudando

O Datafolha divulgou sua mais recentes pesquisa sobre a sucessão presidencial e pelo visto tá difícil o instituto da "Famiglia Frias" continuar escondendo a tendência do eleitorado brasileiro. Também nessa pesquisa a Dilma, com 39%, superou o Serra, com 38%, a exemplo do que já confirmaram as pesquisa do Vox Populi e do IBOPE, que indicaram 40% e 35%, respectivamente para Dilma e Serra.

Há coisa de um ano a Veja publicou uam entrevista do dono do IBOPE, Carlos Montenegro, em que ele assegurava que Lula não elegeria seu sucessor e mais, que Dilma não ultrapassaria os 20%. Difícil a situação do moço lá. Com a maior cara de pau, diante do crescimento incontestável da ex-ministra, o dito cidadão simplesmente dise que não acreditava ter dito aquilo. Pois eu acredito e a prova taí nessa imagem. Ele disse, e esabia que tava dizendo uma estupiz, mas tinha de dizer para prestar o papel que lhe cabia naquele momento que era de, junto com a Veja, tentar criar obstáculos para a candidata escolhida por Lula para sucedê-lo. Não conseguiu e agora até o IBOPE dele confirma a liderança de Dilma com 40%, o dobro do teto que ele estabeleceu.

Nessa semana o Correio Braziliense publicou um interessante artigo do Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, sobre a tendência do eleitorado brasileiro nas eleições deste ano. A mote é a alternância de governantes, argumento usado pela oposição para justificar a necessidade do Brasil exercer a democracia. Essa tese merece uma pergunta bem típica desses tempos de Copa do Mundo: e se o time estiver ganhando deve-se  mudá-lo? E se o time tiver perspectiva de jogar melhor ainda, não é caso de reforçá-lo? Já quase no final do seu artigo Coimbra diz o seguinte: "A democracia não está na ideia abstrata de alternância. Para o ideal democrático, o relevante não é o conteúdo da escolha. Tanto faz que os cidadãos prefiram continuar ou mudar. O que torna uma sociedade democrática é haver instituições que assegurem, a cada cidadão, a possibilidade real de escolher".


Eu acho que o cabra tá coberto de razão e digo mais, o povo brasileiro não é besta não e sente cheiro de democracia no Governo Lula. Que um exemplo? Talvez as experiências mais democráticas vividas pela sociedade brasileira foram as conferências temáticas, que não tiveram início no Governo Lula, é bom que se diga. Desde 1941, com a 1ª Conferência Nacional de Saúde, que os brasileiros e brasileiras debatem temas como educação, meio ambiente, moradia, esporte, juventude, movimento negro, movimento de mulheres, diversidade sexual, comunicação, etc. São quase 60 anos em que segmentos diversos, com todas sua multipliciade de opiniões divergentes e convergentes, debatem entre si, com a participação do poder público, que acaba tendo que se comprometer, ou pelo menos se envolver de algum modo, com as propostas aprovadas. Pois bem, ao longo de todo esse tempo foram realizadas mais de 100 conferências, mas foi apenas nos quase 8 anos de Lula que pelo 60 delas se realizaram. Gostou de saber dessa? Isso é democracia, pra não falar da plena liberdade de expressão que vive a imprensa a ponto do jornal O Estado de São Paulo, em seu editorial, chamar o Presidente da República de quadrúpede e publicações como a Veja, Folha de São Paulo, O Globo e similares, se acharem no direito de mentir, deturpar, caluniar, achincalhar, fantasiar à vontade sobre Lula, seu governo e seus aliados. Apesar disso brasileiras e brasileiros acham que o país deve continuar com a turma do Lula pra que as mudanças continuem acontecendo.

Concluo com a conclusão Marcos Coimbra e lhe deixo à vontade para refletir sobre essa questão da democracia e da alternância no poder, mas eu penso assim, se alguém topar tentar me convencer do contrário, habilite-se. Diz lá o Coimbra: "Se a maioria da sociedade brasileira quer a continuidade e vota Dilma, é bom que todos se acostumem, incluindo os que querem a alternância. Em si, ela só é importante como uma possibilidade. Se não, nem seria preciso haver eleições. Bastaria trocar o governo a cada período estipulado. (O problema é que ninguém saberia como fazê-lo.)"

Um comentário:

Anônimo disse...

ta tudo pronto para repetirem a merda e elegerem a recordista em corrupções , e ainda dizem que são institutos sérios , você já foi entrevistado por um desses pesquisadores na rua ? eu não, paulistano ,83 anos , deve ser o azar . kkkkkkk como cachoira disse , qualquer monte de dinheiro e vc escreve o que quiser nestas revistas