terça-feira, 16 de novembro de 2010

Indecente impunidade

Um saculejo grande na cidade de Fortaleza hoje com a história do indecente garotão da altas rodas que resolveu meter chumbo, literalemente, num flanelinha que pastorava carros lá pelas bandas do Centro Cultural Dragão do Mar.

Atirador da Elite
Pra quem num soube do acontecido, fique sabendo que um sujeito de nome Marcus Venicius Araújo Silveira, foi preso ontem, junto com mais dois felas, depois de atirar contra o morador de rua Valderlon da Silva, que pastora carro pra que a fome que passa não o mate. Pois o garotão por pouco não matou o faminto, mas quase deixou o coitado aleijado do olho direito, atingido por um tiro de espingarda de chumbo. O flanelinha não foi o único alvo do atirador da elite fortalezense, já que no sábado duas outras pessoas também foram chumbadas pelo dito cujo. Depois de preso o bandido chic quis jogar a bronca pra cima do funcionário do restaurante da família dele, que curiosamente se chama "Docentes e Decentes". Só que Valderlon, num gesto corajoso, peitou seu algoz e insistiu na autoria do crime.

Esse é mais um episódio criminoso de garotões endinheirados que se acham donos do mundo e da vida das pessoas e sendo assim dão as costas pra todo mundo e tratam as pessoas da pior forma. Ficou famoso no país o caso do índio Galdino, morto em Brasília, por filhinhos de papai. Aqui mesmo um sujeito bem apossado matou a bailarina Renata Braga e até hoje tá impune. A lista de crime impunes é grande e essa é uma das razões para que continuem acontecendo. É aquela velha história do "sabe com quem tá falando?". Aí já viu...

O caso do atirador indecente preso ontem gerou uma grande indignação e tá rolando um clima de boicote ao "Docentes e Decentes", tanto a matriz como a filial. Eu acho legal isso porque mostra certa iniciativa social em gerar uma punição contra aqueles que agridem à população, ainda mais de forma tão torpe. O movimento do boicote é grande e já tem até uma comunidade orkut chamada Doente e Indecente com quase 200 membros e outras iniciativas surgirão.

Acho legal o boicote, mas não causarei nenhum dano ao lugar. Tenho minhas razões próprias pra não frequentar o recinto. A primeira é o péssimo serviço que me foi mal prestado numa vez que fui lá na matriz da Av. Santos Dumont com meu filho Guilherme, que desde então nem quer passar perto. Outra razão é que a filial, na Varjota, é o vizinho mais desagradável que tenho. Faz muito barulho quase toda noite, tem música e atrações de mau gosto e uma clientela muito mal educada, que quando vai pra casa incomoda quem quer sossego. Perto da minha morada já houve até brigas violentíssimas entre pessoas que chegaram juntas e saíram aos tapas entre si. Portanto, não boicotarei o Docentes e Decentes, apenas continuarei sem frequentá-lo. Uma pessoa falou que a dona do lugar nada tem a ver com o que seu filho faz. Digo, alto lá! Ela pelo menos deveria ter ensinado o filho a tratar as pessoas de maneira decente.

Volto a dizer que a iniciativa das pessoas, mesmo que não dure muito tempo, é válida. Mais válida ainda será a vigilância para que a investigação não se perca entre a burocracia e o "sabe com quem tá falando", que a justiça não fique cega,lenta e inerte diante de um crime deplorável como esse, para que a impunidade não prevaleça contra a sociedade.

Dignidade

Não há sentido algum em ver uma pessoa como Valderlon, largado pela vida, agredido por um criminoso bem vestido, mal tratado pelo cotidiano, circular todo sujo de sangue, segurando um tubo soro, em busca de punição ao seu algoz. Que se preserve pelo menos a dignidade das pessoas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! Pais são responsáveis ou irresponsáveis pelos filhos que criam. Eles são fruto de educação, convivência, exemplo ou a falta disso tudo.

Anônimo disse...

Anônimo 2
Muito bom apontar e jogar a culpa nos pais do tal delinquênte... Facil também dizer que foram eles que deram maus exemplos ou não educaram direito...mais fácil ainda é fazer tais acusações quando não se conhece de perto os pais e a família à qual estão se referindo... acho que não sou a única nesse mundo que conhece algumas famílias que infelizmente acabam se deparando com uma "ovelha negra", a qual sempre foi dado todo amor, educação e estudo, e a criatura simplesmente não quer "prestar". Vale lembrar, que esses mesmos pais tem um outro filho, que por sinal é um rapaz correto e digno de muito respeito, o qual até o momento não tenho noticias do seu envolvimento em questões nem próximas ao ato delinquente em questão. Por tanto pergunto: "Será que o problema é da criação ou do caráter ?" Tudo bem que talvez esses mesmos pais tenham pecado, num momento em que se viram numa melhor condição de vida podendo dar ao filho a oportunidade de ter muitas das suas vontades atendidas... No entanto creio que muitos pais cometeriam o mesmo pecado... pecado esse cometido certamente por AMOR. tenho certeza inclusive que em momento algum imaginaram que estariam com isso contribuindo na criação de um monstro. Do contrário, certamente adotariam uma postura diferente. Por isso tenho mais duas pergunta a fazer àqueles que estão com seus dedos apontados à essa família: 1. Quais são os pais que gostariam de ver seu filho amado atrás das grades?! 2.Quais os pais que nunca pecaram por amor?!
De mais a mais, vale lembrar que o restaurante em questão não é do Marcus Vinicius, mas sim da sua familia, que trabalhou muito de forma muito honesta e digna para chegar onde estão. Além disso tem-se ainda que levar em consideração os inúmeros funcionários destes dois estabelecimentos que estão sendo prejudicados pelo tal "BOICOTE", pessoas dignas que precisam alimentar as suas famílias, tanto quanto ... px

Anônimo disse...

Anônimo 2
... Tanto quanto o flanelinha que estava ali bem ou mal batalhando pelo seu sustento e o da sua família.
Com tudo isso que foi dito fica ainda
questão à ser refletida... Será que é justo tantas pessoas pagarem pelo crime de um só? Será justo ainda os pais desta criatura, já frustrados com tanta decepção, abalados e desesperados estarem ainda sendo alvo de tanta depreciação?!?!
Por ultimo quero deixar bem clara a
minha indignação com o caso. O fato de estar em defesa desses pais não inclui a defesa ao "CRIMINOSO", e o desejo de que este seja mais um a ficar impune. Só gostaria muito que esta criatura pagasse sozinho pelo ato que cometeu, e não que levasse junto tantas pessoas inocentes pro buraco que ele mesmo cavou!