terça-feira, 24 de março de 2009

ainda é cedo

O Datafolha acaba de divulgar uma pesquisa de intenção de voto pra governador em vários estados brasileiros, inclusive aqui no Ceará. Ver o atual Governador Cid Gomes encabeçando essa pesquisa não é surpresa pra ninguém e só comprova uma grande aceitação do trabalho que ele vem fazendo. Alguém pode dizer que ele tem bem menos do que os votos que obteve ao ser eleito em 2006, já no primeiro turno e aparetemente teria razão. Só que é preciso dizer também que o cenário é outro bem distinto. Basta dizer que entre os que estão relacionados na pesquisa, que você pode conferir abaixo nas suas duas versões, apenas o Lúcio Alcântara (PR, e ex-candidato do PSDB em 2006) e o Renato Roseno (PSOL) estavam na disputado de 2006. Os demais além de não disputarem, ainda apoiavam o Cid, inclusive o Tasso Jereissati.

Pra mim esse negócio de pesquisa eleitoral feita tanto tempo antes da eleição tem pouca utilidade p´ratica. Serve muito mais pra especulação e também pra que alguns candidatos, ou atores políticos façam suas apostas e barganhas. Tudo no bom sentido, viu? Num tô fazendo mau juízo de seu ninguém. Além dos "Brancos/Nulos" e do "Não sabe", só se pode contar como presença certa em 2010 o próprio Cid. O Eunício é candidato ao Senado, o Tasso tá doido pra continuar senador, principalmente se tiver o apoio do governador, Moroni, se ainda tiver muita cara de pau, deve tentar se eleger deputado federal, a mesma coisa deve pretender o Lúcio (que por sinal, sem nehuma badalação tem a mesma intenção de votos do Tasso, 18%) e a Luizianne talvez até tenha vontade de disputar algo, mas num tem nem perigo dela deixar o Tin na Prefeitura de Fortaleza. Já o o Renato Roseno talvez até tope ser, mais uma vez, ser um soldado do partido e encare nova candidatura pra impulsionar o João Alfredo. Se topar, merece elogio pela abnegação.


Uma outra questão muito importante a ser considerada é a indefinição do cenário nacional e até da legislação partidária, já que está em curso um debate sobre a reforma política, que por sinal, é um atraso democrático se for aprovada nos termos que o governo propôs.



Cenário 1

Cid Gomes (PSB) - 34%
Tasso Jereissati (PSDB) - 18%
Lúcio Alcântara (PR) - 13%
Luizianne Lins (PT) - 12%
Moroni Torgan (DEM) - 11%
Eunício Oliveira (PMDB) - 3%
Renato Roseno (PSol) - 3%
Branco/nulo/nenhum - 3%
Não sabe - 3%


Cenário 2

Cid Gomes (PSB) - 39%
Lúcio Alcântara (PR) - 18%
Moroni Torgan (DEM) - 14%
Luizianne Lins (PT) - 13%
Eunício Oliveira (PMDB) - 4%
Renato Roseno (PSol) - 3%
Branco/nulo/nenhum - 6%
Não sabe - 4%

Nenhum comentário: