De origem indígena, caatinga significa mata/floresta-branca. A etimologia tupi-guarani consiste das partículas ca'a (planta ou floresta), tî (branco - derivado de mortî/branco) e o sufixo ‘ngá, de angá (que lembra, perto de) (PERALTA & OSUNA, 1952 in TABARELLI, 2003). Fonte: Agendha
Olhe só você, é comum quando a gente se lembra da caatinga, uma egião tipicamente nordestina, associar à aridez, ao juremal cinzento e outras imagens que lembrem a escassez de água. Mas isso não passa de um estereotipo porque na verdade a caatinga é essa imagem verde e branca que você tá vendo aí na foto e que essa definição etimológica ali em cima explica muito bem. A “neve” são as flores são de uma árvore chamada “pau branco” e que se mistura com a jurema, o mufumbo (perfume sertanejo), o pau d’arco, a sabiá e mais uma ruma de planta.
A foto foi feita no começo da tarde da última sexta feira, quando eu voltava de Sobral e passava ali pela região entre Irauçuba e a entrada pra Aracatiaçu, distrito da metrópole. É uma passagem incrivelmente bela que você ode ver também nas outras fotos mais abaixo. Gostaria de ter tido mais tempo pra fazer uma fotos mais legais, assim sendo, fica pra outra vez. Isso provavelmente só acontecerá no próximo ano porque essa paisagem dura pouco tempo. Mas que é bonito demais, é!
Nenhum comentário:
Postar um comentário