quarta-feira, 18 de março de 2009

Nas ondas do rádio


Lá pelo início dos anos 70, quando eu ainda era um menino véi lá em Sobral, escutei uma história que um sobrinho do marido da minha tia Thermutes, irmã da minha mãe (eita coisa enrolada!!) tinha sido preso em Fortaleza, torturado e levado pra Recife com algemas e de olhos vendados. Foi a primeira vez que escutei falar de repressão e nunca esqueci aquela conversa assombrosa. Com o tempo fui sabendo mais o que tinha acontecido e porque aquele meu parente afim tinha sofrido tanto. Pouco mais de 10 anos depois eu conheci, emocionado, o cara. Era o Messias Pontes, que encontrei como meu camarada de PCdoB, quando entrei no partido em 1982. Logo tratei de contar a história que eu tinha escutado sobre ele e até hoje, além de companheiros de partido, somos muito amigos.

O Messias é jornalista e tem uma longa trajetória na chamada "crônica política" cearense, mas hoje ele gosta mesmo, e muito, é de fazer programa de rádio. Há muito tempo ele apresenta programas e o mais recente é o Espaço Aberto, na Rádio Cidade AM 860, onde se debate, sem trocadilho, abertamente, assuntos variados, com destaque pra política, é claro. Ele não só convida personalidades, lideranças políticas e sociais, como abre para as pessoas que telefonam falarem livremente o que pensam. É muito democrático mesmo.

Pois pra minha surpresa, depois deu ter participado de forma esperádica , ele me convidou pra compor a equipe do programa. Fiquei vaidoso, no bom sentido, e agora tô lá toda terça feira, a partir das 8 horas da manhã, dando minhas cacetadas, como diz o Didi, personagem do sobralense, Renato Aragão. Se você tiver a fim de ouvir, pode ser pela internet e é só clicar bem aqui, na Rádio Cidade AM.


2 comentários:

Soninha disse...

Não consegui ouvir a rádio... mas lembrei de uma história parecida. Um tio (marido da irmã da minha mãe) foi arrancado de casa pela repressão, na noite de natal, em Curitiba e nunca mais retornou. Minha tia conseguiu vê-lo uma única vez. Até hoje não há notícia do paradeiro.

Inácio Neto disse...

Olá Primo,

Estava pesquisando no google, se havia algum registro em nome do Papai, da Mamãe, do Vovô e da Vovó, quando dei de cara com o teu blog.
Achei o conteúdo muito legal, especialmente, os textos onde você cita a TIA THERMUTES. Que Figura!!!Tenho muitas saudades.
A propósito, dia 27/09/2010, faz 29anos que ela foi para o Plano Superior. Saudades... a vida continua...
Parabéns pelo blog,já o cadastrei nos meus favoritos.
Abraço Fraterno
Inácio Neto