segunda-feira, 5 de julho de 2010

5 de julho - Dia de Sobral


A primeira festa de aniversário de Sobral que eu me lembro aconteceu em 1973, quando a cidade fez 200 anos. Todo dia tinha uam coisa acontecendo, mas nunca vou esquecer do dia em que vi o Mestre Luiz Gonzaga tocando na carroceria dum caminhão. Foi a única vez que vi o Rei do Baião ao vivo, mas foi tão bom que lembro direitinho da cena até hoje. Isso aconteceu no dia 5 de julho.

Não passei muitos aniversários de Sobral na cidade, não vou muito à Sobral, acho que não sei muito sobre Sobral e acompanho pouco o que acontece por lá, mas todo mundo sabe que gosto demais de Sobral e tenho todas as qualidade e defeitos que todo sobralense tem,  e por essas razões hoje estou em em festa, mesmo sem estar em Sobral.

Em Sobral se diz que a cidade é cheia de cenas fortes. Isso é mesmo verdade e muitas estão registradas, como essa da foto em que aparece a antiga Praça da Coluna num dia de inundação do Rio Acaraú, acho que em 1924. Outras fotos você vê na galeria Das Antigas do blog Sobralense da Gemma.

Infelizmente há também uma tristeza muito grande nessa data. Entre os sobralenses havia um, o Régis Ferreira Gomes, que eu tinha quase como irmão, um irmão da vida, que da vida partiu no dia do aniversário da cidade que ele tanto amava e dela muito sabia.


PS triste

Já no final do Dia de Sobral, soube que a data ganhou mais uma nota triste com o faleicmente da Gemma Galgani, cujo blog citei acima. Gemminha sofreu um AVC há 10 dias, ficou em tratamento até hoje, mas não foi suficiente para mantê-la viva. Há muitos anos não a via, até o dia em que fui participar do seminário sobre música em Sobral. Nos encontramos no show do Humberto Pinho, trocamos palavras e afagos. Seu blog reproduzia algumas postagens Do Carvalho, quando se referiam à nossa cidade, e ela me fazia sempre uma referência carinhosa. Gemma vai deixar muitas saudades.


Atualizado à 23h50m do dia 05.07.10

2 comentários:

Maria Carvalho disse...

Ao tempo em que nós ,sobralenses,celebramos os 237 anos de Sobral,por outro lado lamentamos muitíssimo a perda da Gemma,tão cheia de vida e com tantos projetos ainda.
Muita luz pra ela e que fique em paz!!!!

Anônimo disse...

Lamentável Inácio.
Foi-se a nossa Gemma e com ela a referência de notícias isentas da nossa Sobral. Os outros blogs de lá, que conheço, sempre estão filtrando as notas, segundo a conveniência dos poderosos ou dos patrocinadores. Apenas no seu Blog, senti sinceridade, sentimento e emoção ao referir-se ao passamento da Gemma.
Sobral perdeu! Perdemos todos nós.