sábado, 3 de julho de 2010

Um soldado contra a guerra

O cabo Mike Prysner, do exército dos Estados Unidos, foi à guerra no ano de 2003 para combater os terroristas no Iraque, segundo lhe ensinaram seus instrutores, para quem somente os guerreiros do Tio Sam seriam capazes de levar a liberdade e a democracia para aquele lugar dominado por um déspota sanguinário, líder de uma gente primitiva e inculta. O que o  soldado americano viu lá foi algo bem diferente, ao ponto de concluir que os verdadeiros terroristas eram os que ocupavam o país herdeiro da Mesopotâmia e levavam sofrimento àquele povo que, no passado, desenvolveu a ciência, a cultura e as artes.

Cabo Prysner largou a tropa e engajou numa batalha contra a guerra e o que fazem as tropas americanas no Iraque e no Oriente. Sua tropa passou a ser IVAW - Iraq Veterans Against War ( Ex-combatentes no Iraque contra a guerra) e sua arma principal a palavra, a força do verbo que denuncia os crimes cometidos não só pelas tropas nos campos de batalha, mas também pelo capitalismo que provoca guerras porque delas necessita para sua sobrevivência mórbida.

Tomei conhecimento de Mike Prysner por uma dica do Emerson Torres, conterrâneo sobralense, que me mandou um vídeo, que me instigou a buscar mais informações e que me levaram à esse vídeo que você deve assistir com muito interesse. Nele o jovem americano chega a alertar os soldados, marinheiros, fuzileiros e aviadores nada tem a ganhar com a guerra, que a maioria da população dos Estados Unidos também nada ganha, pelo contrário, sofre muito mais especialmente pelos que morrem ou são mutilados. Por outro lado a classe dominante lucra bilhões numa guerra que custa 400 milhões de dólares por dia, com o sofrimento dos trabalhadores que vão à guerra lutar contra outros trabalhadores.  Por fim o soldado ainda faz uma denúncia da crise capitalista, alerta que os verdadeiros inimigos não estão a 5 mil milhas de distância e conclama que o povo se organize e lute por um mundo melhor.

A denúncia é mesmo muito forte, foi feita há muito tempo, mas praticamente ninguém tomou conhecimeto. Isso revela, mais uma vez, o quanto a informação é controlada, o quanto a chamada "grande imprensa" é domesticada, o quanto a guerra tem muito força além dos campos de batalha e o quanto não dá pra ficarmos quietos diante de tanto absurdo.


VID091228_Mike_Prysner from Passa Palavra on Vimeo.

2 comentários:

Inácio Carvalho disse...

Recebi, por email, um comentário do Mariano Freitas que me deixou bem lisonjeado por se tratar de um elemento altamente talentoso. Veja o que ele diz:

"Camarada Inácio, siga com esta sua gostosíssima escrita. Vamos em frente."

Inácio Carvalho disse...

Do também talentoso Evandro Abreu, um cabra que quero muito bem, recebi as seguinets palavras:

"GENIAL KAMARADA, É DU KARVALHO"