terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Meireles, desapeia!

Agora num tem jeito mesmo, o Henrique Meireles tem de sair mesmo da Presidência do Banco Central do Brasil. Ou cai ou faz como o ex-presidente do BC dos Estados Unidos - Federal Reserv, ou FED, Alan Greenspan, que diante da inevitável intervenção do estado nos bancos e empresas de lá, jogando dinheiro direto pra salvar o capitalismo, disse era obrigado a admitir que deveria abrir mão de muitos dos dogmas em que acreditava até então. Aqui, o Meireles ainda acredita que somente os juros altos salvam o Brasil da crise que assola o mundo. Pra ele é preciso conter o consumo. Enquanto isso o Lula, que deveria mandar nele, diz e repete que o povo deve consumir. Parece brincadeira, né?

Pois sim, só que a pátria inspiradora do tucano enfiado no governo brasileiro mudou de orientação e fez desabar os juros por lá, que podem ser até de 0%. E a justificativativa é a melhor possível. Preste atenção nas justificativas para baixar os juros por lá, segundo matéria publicada hoje no UOL.

"Entre a reunião anterior, em 29 de outubro, e a de hoje, o Fed se viu diante de dois dados principalmente que evidenciam a fragilidade da economia americana: o mês de novembro registrou a perda de 533 mil empregos e o Nber (Escritório Nacional de Pesquisa Econômica, na sigla em inglês) informou que a economia americana está em recessão desde dezembro de 2007.
.....

No comunicado da reunião de outubro, o Fed já reconhecia que "o ritmo da atividade econômica parece ter caído acentuadamente, devido em grande parte a um declínio nos gastos dos consumidores. Em outubro, de fato, os consumidores americanos se tornaram mais avessos a fazer gastos no clima de incerteza sobre a economia: a queda naquele mês foi de 1%, a maior desde setembro de 2001. Em setembro já havia sido registrada uma queda de 0,3%.
....

A aversão dos consumidores a gastar tem raiz na situação crítica do mercado de trabalho. Os números assustam: os 533 mil empregos eliminados da economia do país em novembro marcaram 11 meses consecutivos de fechamentos de postos de trabalho no país; o corte também foi o maior desde dezembro de 1974; a taxa de desemprego subiu e chegou a 6,7%, a mais alta das duas administrações do presidente americano, George W. Bush; o total de desempregados nos EUA já atingiu 10,3 milhões, sendo que 2,2 milhões estão sem emprego há mais de 27 semanas; desde o início da recessão, o número de pessoas desempregadas aumentou em 2,7 milhões."

Isso aí significa que o Meireles tá fora do tom, inclusive em relação ao seu guia de economia. Portanto, ou ele segue seu chefe daqui e os de lá, ou "pede pra sair".

Nenhum comentário: