quarta-feira, 22 de abril de 2009

Tiradentes em Cuba

Ontem participei de um debate sobre Cuba, no programa Da Hora, da TV União. Comigo estavam também a Fatinha Feitosa, uma brasileira quase cubana, que eu tô doido pra ver como presidente da Casa de Amizade Brasil-Cuba no Ceará, dos professores de História Henri Randel(UECE) e Jorge Ledesma (UFC) e do velho amigo, militante política da antiga corrente prestista Avançando, Zé Alves. Foi muito legal, trocou-se muita idéia e obviamente que o ponto mais tratado foi o bloqueio dos Estudos Unidos. Mas também rolou um papo sobre democracia, crise econômica, saúde (Fatinha arrebentou aqui), solidariedades e até erros, ou excessos de Cuba, como definiu o VJ , Rodrigo, mediador da prosa. Che Guevara também não poderia estar ausente e como sempre foi analisada sua trajetória e o mito que ficou aí pra eternidade. A certa altura eu fiz questão de registrar o motivo do feriado de ontem e falei que em Cuba Tiradentes também é homenageado com uma estátua. Surpresa geral! Ninguém ali sabia deste fato. Pois taí a prova documental. Como diz o velho Comandante Fidel, o povo cubano reconhece que vive em um país pobre e em dificuldades, mas sua consciência política é elevada e a solidariedade é cultivada em gestos como esse, de saber a história das lutas do povo latino americano.

4 comentários:

Ivo Braga disse...

Fala Carvalho!
Ví uma parte do programa Da Hora ontem a noite, muito boa a abertura de espaços para que seja debatida a história de luta dos povos latinos e caribenhos.
Ví exatamente a hora que vc falou do Tiradentes em Cuba, muito legal a iniciativa do programa e melhor ainda a participação dos debatedores!

Até a vitória sempre!

Adriano Melo disse...

Olá, sou filho de Sobral e moro no estado do Paraná... Navegando, encontrei seu blog e achei bem interessante. Também gosto de escrever. Parabéns pelos textos. Um abraço. Adriano Melo

Evaldo Lima disse...

E aí Inácio, meu camarada, tranquilo?

Essa é uma das marcas mais generosas desses primeiros cinquenta anos da Revolução Cubana: o internacionalismo solidário com as lutas do povo da latinoamérica e do mundo.


Valeu a participaçao no debate, meu velho.

Inácio Carvalho disse...

valeu Ivo, pela gentileza.
creio que devemos buscar pautas na mídia. a UJs pode cumprir um papel legal aí.


oi Adriano, td bem cara?
um prazer encontrar um conterrâneo, sobralense se espalha pelo mundo, né?

Caro Evaldo, essa marca é maravilhosa desse povo que jamais largou a luta e, como disse Saramago, resistiu e vence.

um abraço tranquilo, caro amigo