domingo, 17 de outubro de 2010

Barraco na romaria eleitoral do Serra em Canindé

Um dia de muitas atividades nas ruas de várias cidades do Ceará. Foi assim o sábado de campanha pró-Dilma por aqui, como você pode conferir nas fotos da Caminhada no Centro de Fortaleza e da Caminhada das Crianças, no final de tarde da Av. Beira Mar. Mas não há como negar que foi em Canindé, em plena Basílica de São Francisco das Chagas, aos pés da imagem enorme do santo querido do povo humilde, que se deu o acontecimento de maior repercussão na campanha eleitoral.. E quem tava lá? O neobeato Serra, o zangadinho Tasso, o neoserrista Lúcio e mais uma curriola que foi lá fazer uma fezinha eleitoral.

O que se sabe do acontecido tá na internet, mas tem versão pra tudo que é gosto. Entrei num debate via twitter com um cabra que conheço há mais de 30 anos e ele disse que não foi nada do que tão dizendo por aí, o que vale é o que ele viu e contou. Fui dizer que ele não era o senhor da verdade, o sujeito arretou-se e me incluiu no rol dos seus ex-amigos. Agora me diga, vale a pena torrar uma amizade, mesmo que não seja de muita convivência, por conta dum bate boca eleitoral? Tenho comigo a felicidade de saber distinguir as coisas.

Mas num vim falar de mim, mas dos outros. Quero apenas fazer perguntas e comentários.
Homens com fé demais

Pra começar. A confusão começou porque o frade reclamou da tumulto provocando pela entrada da turma do contra na igreja em plena celebração da missa. Disse ele: “Estão atrapalhando com filmagens. Não é assim que se faz política, não. Estão atrapalhando a celebração do começo ao fim. Lamentavelmente isso é uma profanação. (...) Não me refiro a A ou B, mas àqueles que estão conversando e tumultuando. A prioridade aqui é a palavra de Deus. Se você está aqui com outra intenção, assim como você entrou, pode sair”. Agora a pergunta: o que esses devotos tucanos foram mesmo fazer na missa pra São Francisco de Canindé? Sinceramente eu não acredito que foram só pra rezar. E neste caso fico com o Marcos Cals, ex-candidato tucano ao governo estadual nas últimas eleições, que disse: É lamentável, repito, que a fé cristã sirva de motivação para outros objetivos que não sejam o da verdadeira religiosidade do povo nordestino". Tem ele toda razão, afinal o que faziam lá dezenas de pessoas com bandeiras e cartazes do Serra?

Pergunto também: se o Serra, junto com sua curriola, foi rezar em Canindé, seria pura coincidência que um tal de  Instituto Vida de Responsabilidade Social, dirigido por João Mota, candidato a deputado federal pelo PSDB nas últimas eleições, quando recebeu minguados 2274 votos, tenha distribuido milhares de panfletos  afirmava, por exemplo, que Dilma é a favor do aborto, envolvida com as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) e que “nunca na história desse país houve tanta corrupção”? Quem bancou esses papéis imundos?

O frade tem ou não o direito de reclamar contra esse panfleto difamante, que mente e distorce a campanha eleitoral. O celebrante apenas buscava preservar o nono mandamento que o divino teria entre à Moisés no Monte Sinai e que diz: "Não dirás falso testamunho contra o teu próximo". Ou esses contritos cidadãos aí do retrato não sabem dessa lei?

Pelo visto o moço da extrema direita na foto, mais conhecido por essas bandas como Tasso Galeguin (pegou o beco) Jereissati,  num tá nem aí pros mandamentos que Moisés espalhou na Terra Santa. O negócio dele é mesmo com o bezerro de ouro, talvez só com o ouro. O mercador em tela chutou o balde e partiu pra cima do celebrante com gosto de gás. As leis divinas foram pro espaço, o respeito ao templo sagrado deixou de existir e o distinto nem se lembrou que era o sabath, o dia em que as pessoas devem dedicar-se ao descanso. Foi preciso que a própria esposa dele, ajudada por uma assessora, segurasse o futuro ex-senador, apelasse pra sua saúde arriscada, para que o sexagenário tucano não fizesse besteira maior do que a que já tava feita. Uma coisa de fazer corar o santo. Agora eu pergunto: diante do que o senhor Jereissati falou - O padre é petista. Tá ali com uma bandeira petista dentro da Igreja. São esses padres que têm causado problema na Igreja - o que dizer daquele bispo de nome Aldo Pagotto, que frequentou paróquias por aqui, inclusive na minha Sobral querida, que só faltou usar uma batina azul, com detalhes em amarelo e gravou um vídeo contra a candidata Dilma Rousseff?  É ele também mereceredor de uma alcunha partidária? E olhe que nem vou falar agora do bispo vagabundo de Guarulhos que mandou fazer 50 milhões de panfletos contra Dilma. O dele vem depois.

O dia já havia começado ruim pra tucanagem com a notícia nos jornais de que a pesquisa Datafolha mostrava Dilma segura com mais de 8 milhões de votos na frente do Serra. Lá no Paraná o tucano não teve como pegar o avião na hora de vir pro Ceará  e atrasou toda a agenda. E pra completar os bicudos ainda passam por esse vexame em Canindé. Nessas horas difíceis, quando os planos não saem como se pensou, o cabra tem mesmo vontade de desgarregar a raiva. Mas como diz o ditado, é preciso ter muita calma nessa hora. Mas uma calma muito menor do que a minha quando não vi nada sobre o ocorrido nos telejornais deste sábado. A TV da minha casa escapou duma hoje. 

5 comentários:

Anônimo disse...

SER A FAVOR DO ABORTO É POLÍTICA PÚBLICA DO PT, TODO MUNDO SABE DISSO, A DILMA JÁ TINHA DECLARADO-SE A FAVOR DO ABORTO, NO ENTANTO, O PT NÃO CONTAVA COM A REAÇÃO DAS PESSOAS QUE SÃO A FAVOR DA VIDA. EXISTE ALGUNS PADRES QUE APÓIAM O PT, ELES CONTINUAM SENDO PADRES APENAS PARA ENGANAR AS PESSOAS INOCENTES DE BOA FÉ. QUEM É MARXISTA, COMO A GRANDE MAIORIA DOS MILITANTES DO PT SÃO ADEPTOS DO MATERIALISMO , OU SEJA, NÃO ACREDITAM QUE DEUS EXISTE E SE JULGAM O PRÓPRIO DEUS COM O DIREITO DE DETERMINAR QUEM VAI NASCER E QUEM VAI MORRER. "ESSA É A PURA VERDADE."

Emerson Saboia disse...

Olha amigo, tenho grande estima por ti.Só que essa de dividir os grupos que disputam a eleição entre o bem e mal, não cola. É o ruim e a sem comparação. A mulher é tão ruim, mas tão ruim, que nem com a alavanca de 80% de aprovação do Lula consegue dizer a que veio. Confesso que nunca vi alguém de carisma tão ruim.Bom, mas confesso que o eleitor brasileiro dessa vez fu.....! Péssimas opções.

Inácio Carvalho disse...

Senhor Anônimo, saiba que não costumo dar atenção ao anonimato, ainda mais quando se revela tão sorrateiro. Quero lhe dizer que você deixou rastros fortes neste seu comentário, tanto na forma como no conteúdo, e também se revelou em outro ambiente da internet. Lamento demais que você se esconda dessa forma para contestar minhas opiniões, enquanto eu fui absolutamente transparente, sempre, em todos os ambientes. Ainda assim, pretenso santo, eu lhe preservarei, mas saiba que tenho certeza absoluta de sua identidade. Quanto à essas baboseiras que você afirma, digo-lhe que mudo de opinião apenas em um aspecto: você não fala por dever profissional, mas por absoluta convicação. Isso lhe dá um pouco mais de valor, por um lado, porque não está dizendo o que outros pensam. Mas por outro lado lamento demais que pretenda a santidade buscando caminhos tão obscuros, com ideias medievais. Suas afirmações são tão absurdas, que sequer empenharei um segundo do meu tempo para contestá-las, mas lhe digo que o que afirma está repleto de equívocos, para não dizer desinformação e pouco comprom isso com a verdade. Acho bom que não sejas neutro, mas pelo menos tenha dignidade de se mostrar para o debate. Fique bem, um abraço pra sua companheira e suas filhas.

Inácio Carvalho disse...

Caro amigo Emerson, fico mais uma vez contente por sua visita e comentário. Louvo sua dignidade em emitir sua opinião sem se esconder atrás do anonimato, como faz esse outro comentarista, que mesmo tendo passado pelas aulas do Pe Osvaldo Chaves, prefere manter-se no obscurantismo absoluto. Concordo com você ao não admitir o maniqueísmo entre o mal e o bem. Acho que o debate deve ser entre projetos, programas, propostas, ideias. A Dilma tem buscado isso desde o primeiro turno, e não se apresentou como a candidata do bem, como fez Serra, até no seu jingle. Evidente que não concordo com sua avaliação sobre Dilma. Prefiro debater o que ela pensa e defende, mas lhe digo que está muito próximo de pormos ä prova se há verdade no que você afirma. Há muitas condicionantes para que haja transferência de apoio e só o fato de Dilma, que tinha apenas 4% das pesquisas, há um ano, estar disputando a eleição, com grandes chances de ser eleita, contradiz muito do que você fala. O mais, cabra bom, vamos aguardar um pouco mais. Forte abraço.

Emerson Saboia disse...

Pois é Inácio. Eu não creio em políticos. Aliás, creio sim, para mim políticos e população é igual a nobreza e plebe.É só prestar atenção que se percebe um mundo de similaridades. O povo ainda quer pão e circo.É só espiar o que a loira faz aqui em Fortaleza. Eu vejo nessa eleição, alianças inimagináveis, vejo candidatos dizendo uma coisa e negando o que disseram cinco minutos depois. Vejo isso de ambos os lados. Como posso acreditar nessa gente amigo? Perdi a inocência. Está errado meu caro, tá tudo errado.
Ps. Agradeço suas palavras, você sabe que eu jamais postaria um comentário sem me identificar.