Hoje li um excelente artigo do economista Cláudio Ferreira Lima onde ele apresenta quais são as questões fundamentais que estão em disputa nessa eleição. Enquanto a campanha do Serra, sintonizada com a chamada "grande mídia", foge do debate programático e prioriza temas de menor importância, o que de fato interessa fica escondido. Vale muito a pena ler o que diz o Cláudio.
Cláudio Ferreira Lima - As forças em jogo
Nesta campanha para a Presidência da República, mais do que nas passadas, uma cortina de fumaça encobre as forças em jogo. Recuemos no tempo para lançar luz sobre os dois projetos em disputa.
Darcy Ribeiro, interpretando a caminhada brasileira, assim se expressa: “Por que o Brasil não dá certo, mesmo com tanta riqueza, com tanta arte? Porque nunca existiu para seu povo, sempre existiu para o comércio internacional”.
Eis aí retratada quase toda a nossa história. Só fugimos desse padrão por breves anos, no período 1930-1980, quando começa de fato a construção nacional. Depois, a década perdida e os anos 90, quando, conforme Celso Furtado, a construção de um sistema econômico nacional é interrompida e, com isso, os líderes locais tornam-se “liquidatários do projeto de desenvolvimento que cimentou a unidade do país e nos abriu uma grande opção histórica. (...) O dinamismo do mercado interno, que durante meio século contribuiu para consolidar a unidade nacional, já não desempenha a função de motor do nosso desenvolvimento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário