sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pra vida melhorar



Hoje pela manhã recebi um email do meu grande amigo Fergus Gallas. Na missiva eletrônica uma resposta dele a uma amiga nossa, muito querida por sinal, que não vota na Dilma e que repassa um email sugerindo que as pessoas usem azul no domingo. Vale ler os dois textos.

Email enviado pela nossa amiga

VAMOS VESTIR AZUL NO DOMINGO

Não importa se seu candidato é Marina ou Serra; importante é mantermos uma democracia neste país.
ATENÇÃO VAMOS INUNDAR AS NOSSAS CIDADES COM NOSSAS CAMISAS AZUIS. USE O QUE TIVER DE AZUL EM SEU GUARDA-ROUPA E ENTÃO, PODEREMOS DETECTAR EM  PARTE, ESTA TÃO GRANDE DIFERENÇA QUE OS INSTITUTOSDE PESQUISA ESTÃO APRESENTANDO A FAVOR DO VERMELHO. ESPALHEM A IDÉIA. PODERÁ SER DE GRANDE VALIA ANTE O RESULTADO DESTAS "URNAS ELETRÔNICAS" QUENÃO OFERECEM FORMA CRÍVEL DE CONFERÊNCIA. PODEMOS TRANSFORMAR ISSO EM UM  GRANDE MOVIMENTO!! QUEM NÃO ASSINOU O MANIFESTO AINDA, POR FAVOR, FAÇA-O AGORA!
Vestir Azul - PODE FUNCIONAR!!!

Collor, ao se ver ameaçado, convocou a População para ir às ruas vestida de verde e amarelo, numa demonstração de apoio.
O Povo brasileiro saiu de preto e deixou transparecer seu modo de pensar.
Hoje vivemos com um fantasma a nos atormentar. O PT estaria manipulando pesquisas, com a intenção de alterar resultados, entrando no sistema das Urnas Eletrônicas.
Plano perfeito. Resultado anunciado, de acordo com números das Pesquisas. Ninguém desconfiaria de nada.Devaneio? Teoria da Conspiração? Loucura?Pode ser... Mas como descobrir, se as famigeradas máquinas não dão direito a conferência de votos?
Existe um antírdoto, a esse veneno que paira no ar. Sair novamente às ruas, mostrando através das roupas, o que realmente queremos?
No dia 03 de outubro, quem não votar em Dilma, saia vestindo Azul.
A cor da Paz, da Liberdade e da Verdade.
Eles não teriam como modificar resultados, caso fosse essa a intenção.
Daria muito na cara.
Espalhe a idéia...
Talvez seja nossa única chance...


Fala o Fergus

Querida amiga,

Respeito sua posição política.

Democracia é a possibilidade de alternância de poder com liberdade, não necessariamente/compulsoriamente alterná-la.

Sabe como as democracias do primeiro mundo votam?

Cada eleitor se pergunta. Como foi minha vida com esse projeto político? melhorou? Se a resposta for sim aquele projeto/partido é mantido/reeleito.

É assim que o americano vota, o ingles, o alemão, o francês, sueco, dinamarques, e por ai vai. É puramente racional. Se melhorou continua.

EXEMPLOS:

• Recentemente Tony Blair(partido trabalhista) ficou 10 anos(1997/2007) no poder na Inglaterra, saiu e entrou Gordon Brown(2007/2010) também do partido trabalhista. O mesmo partido/projeto no poder por 13 anos. Não se viu ingleses berrando na rua/internet/jornais e afins, que a Inglaterra tinha que trocar o primeiro ministro para que existisse democracia. A democracia estava lá, plena, com o direito de escolher continuar ou não com o projeto.

Nas eleições desse ano o povo achou que o projeto não resolvia mais e mudou para David Cameron(partido conservador). Simples.

• Helmut Kohl(Alemanha) - 16 anos no poder. Você considera a Alemanha não democrata por isso? o povo escoheu.

• Francois Miterrand(França) - 14 anos no poder. Escolhido pelo povo.

• Jacques Chirac(França) - 18 anos como prefeito de Paris e 12 como Presidente da França(OBS: mandatos seguidos). Escolhido pelo povo.

E como todos nós sabemos Inglaterra, Alemanha e França são ditaduras ferrenhas que proibem imprensa livre, manipulam pesquisas, alteram resultados das urnas, e por ai vai...Verdadeiros antros anti-democráticos.

Agora lhe pergunto, nessa imberbe democracia brasileira.

Sua vida como um todo melhorou nos últimos 8 anos? a vida das pessoas que trabalham pra você melhorou?

Reflita e reponda pra você mesma e mais ninguém.

O Brasil não foi inventado em 2002, todas as mazelas são intrinsecas, e seculares, ao comportamento sócio/cultural do brasileiro. Somos todos Macunaíma que precisam dar um salto e um dia chegar a pensar como uma nação realmente.

Toda moeda tem duas faces. Nada é completamente bom ou ruim.

Ensino minha Paulinha a pensar, analisar, os dois lados sempre, nunca ir pela análise de ninguém, nem a minha. Saber se o que estão falando faz sentido, ter idéia própria. E nunca ter medo de falar o que realmente pensa sem ter receio do que os outros pensam de você. De outra forma ela seria sempre uma Maria vai com as outras. Surfando a onda de alguém.

PS: Serra não respeita as diferenças de opiniões.Pergunte aos jornalistas Gabriel Prioli(TV Cultura), Heródoto Barbeiro(GLobo/CBN), Marcia Peltier(CNT), para ficar nos casos das últimas semanas. Os dois primeiros perderam o emprego porque fizeram uma pergunta que ele não gostou, e a Marcia teve a fita do seu programa de TV levada da emissora pelos assessores de Serra porque ele deu um Piti.

A lista de jornalistas e profissionais que perderam emprego pro causa de Serra de 1994 até hoje é quase infindável. Liberdade de imprensa a la Serra, que por obras do divino é, coincidentemente, parte do conselho editorial, ora vejam só, do jornal Folha de São Paulo, dono do intrépido Datafolha.

Vou de Vermelho porque a vida das pessoas ao meu redor melhorou e MUITO.

Beijão,

Fergus
 
 
Agora, eu falo
 
Nem quero comentar o conteúdo desse debate, prefiro que você tire suas conclusões. Mas quero chamar sua atenção para algumas questões contidas no texto da turma azul.
 
Observe que conclamam os eleitores do Serra e da Marina, quem nem azul usa, mas que infelizmente acaba cumprindo um papel auxiliar nessa empreitada tucana para impedir os avanços do país. Na mesma frase insinuam que a democracia estaria ameaçada e que eles é quem vão preservá-la. Logo eles, que nessa campanha eleitoral estão armando todo tipo de sujeira, chegaram até a tentar cassar o registro da candidatura da Dilma, usam a chamada grande imprensa pra atacar o governo do Lula, a Dilma e seus aliados, como o governador Cid Gomes, aqui no Ceará. Deveriam pelo mostrar a cara, bando de covardes, o invés de se esconderem atrás de jornais, revistas, TVs e rádios golpistas.
 
A cachimbo golpista da direita entortou a boca da curriola e a ideia de conspiração não sai da cabeça deles. Insinuam que os "vermelhos" estariam tramando fraudar as eleições, forjar nas urnas eletrônicas um resultado diferente do que a direita gostaria de ter. Chegam a dizer, imagine só, que os encarnados alteram pesquisas pra legitimar o que seriam uma falsa vitória da Dilma. Agora, que tal recordar pra essa turma o Caso Proconsult, quando a Globo tentou fraudar a eleição do Rio de Janeiro pra impdir a eleição o Brizola pro governo estadual. Por acaso foram os vermelhos que tentaram aquele golpe, ou foi a turma azul?
 
Essa insinuação sobre a lisura do processo eleitoral é mais grave do que se pensa. Na verdade há dois objetivos nessa jogada. Um deles pode ser ainda uma tentativa de reverter o resultado, ver se conseguem sonhado segundo turno, ou pelo menos impedir que a derrota seja mais dolorosa. Vão tentar ainda livrar a cara de alguns tucanos ameaçados de derrota nos estados, como é o caso do Tasso Jereissati, aqui no Ceará.
 
Porém, o mais grave é uma tentativa de deslegitimar o provável governo da Dilma Rousseff. Aí é que mora o perigo. Um país com as dimensões econômicas e políticas como o Brasil ser governado por tanto tempo pelas forças democráticas e progressitas é demais pra direita e pro imperialismo. Essa turma não deixa nada barato. É só refletir um pouco sobre o que houve ontem no Equador, onde se tentou um golpe, inclusive pondo em risco a vida do Rafael Correa, legítimo e querido presidente. No domingo passado a direita, também com apoio da mídia golpísta, tentou derrotar o presidente Hugo Chavez, mas levou uma surra das boas,  e nas urnas. Aqui também do lado, na Bolívia, os golpistas não dão sossego ao bravo índio-presidente Evo Morales, e ele os derrotou nas ruas e nas urnas. E só pra registro, falo do golpe em Honduras, nas barbas do Obama.
 
Tô vendo chifre em cabeça de cavalo? Como diz um ilustre amigo: Tô naaada! Nada de paranóia golpista, mas se o ditado "seguro morreu de velho" ainda tá em vigor, quero que nossa democracia, nossa liberdade, nosso desenvolvimento, nossa soberania, vivam ainda muito mais pra fazer a vida melhorar e o povo feliz. Por isso não vou pedir pra ninguém vestir uma cor no domingo, até porque o Brasil e os brasileiros não gostam de monotonia, mas chamo pra rua, pra luta, pra vitória, pra festa democrática, vamos derrotar toda a curriola da direita, incapaz de fazer o Brasil voltar o passo, mas sempre disposta a ser um incômoda pedra no sapato do progresso.  

Um comentário:

pinheiro disse...

Caro Carvalho tenho sido um assíduo leitor do seu blog. Sinceramente tenho gostado muito de lê-lo pela leveza e pela seriedade no tratamento de questões bastante complexas.