quarta-feira, 28 de maio de 2008

Fotografando como o Duran?

Sempre gostei muito de fotografia. Muito mesmo. Mas nunca peguei embalo pra fotografar, até que resolvi me dar como presente de natal em 2007 uma câmara semi-profissional Sony DSC H9, logo apelidada de Sonynha. Tenho curtido muito e enchido o saco de muita gente com meu brinquedinho pra lá e prá cá. Mas num tô nem aí, vou curtindo. Aí inrriba tem uma das minhas investidas. Foi num evento lá num distrito da cidade de Graça, no pé da Serra da Ibiapaba. Cada olhar e cada gesto diz uma coisa.


Nesta semana li uma entrevista do fotágrafo JR Duran, que alinhais se chama Josep Ruaix Duran - nome de catalão mesmo - na Playboy (tá, num fiquei só na entrevista...tem uma linda foto da Vera Fischer feita pelo entrevistado) . Depois do entrevistador só perguntar baboseira, tentando passar a idéia de que todo fotógrafo é ganhão das mulheres que fotografa, o catalão lá deu uma bela resposta e eu descobri que temos algo em comum, gostamos de fotografar gente. Ninguém se expressa melhor do que as pessoas, é só espiar pros olhos delas.
A respeito de fotografia Duran e eu pensamos o seguinte:

"Difícil é fazer uma foto boa. De qualquer coisa. Ainda mais num tempo como hoje, em que, com as câmaras digitais, todas as pessoas têm acesso à fotografia. Como um celular você consegue fotografar. Tenho consciência de que fazer boas fotos é a coisa mais difícil do mundo. O fotógrafo tem de ser um curioso. Tem coisas que eu não sei fotografar: carros, comida, esportes ... Mas gosto de fotografar gente. Me interessa a fotografia para descobrir o outro. Minha viagem pessoal é o retrato".

Nenhum comentário: